‘Carvalho comenta sobre Lula e cita possíveis nomes para vaga de Barroso no STF’
Jorge Messias, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Bruno Dantas estão entre os possíveis nomes para serem indicados à Corte.
Possível Sucessor de Barroso no STF
Um dos nomes considerados para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF) é o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Carvalho. Durante sua participação no Fórum Esfera Internacional, em Belém, no Pará, Carvalho evitou comentar sobre a possibilidade de se tornar membro da Corte.
Carvalho declarou que não tem conhecimento dos planos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é responsável pela indicação do novo magistrado para o STF. “Eu não faço a menor ideia do que está na cabeça do presidente Lula sobre esse tema. Eu sei que ele vai tomar a decisão na hora que ele achar correta e para o bem do Estado brasileiro, para o bem do povo brasileiro”, afirmou.
Aposentadoria Antecipada de Barroso
Luís Roberto Barroso anunciou sua aposentadoria antecipada do STF nesta quinta-feira. O magistrado já havia sinalizado sua saída, o que gerou movimentações em torno da sucessão. Sua aposentadoria estava prevista apenas para 2033, quando completaria 75 anos.
Leia também:
Brasil registra aumento expressivo na expectativa de vida: 76,6 anos em 2024!
Sindicom Agressiva: Críticas à Demora na Votação Contra Sonegação Fiscal
Bruno Rocha Campos é preso após feminicídio que ceifou vidas de duas mulheres em SP
Nos bastidores, além de Carvalho, outros três nomes estão em destaque como favoritos para assumir a cadeira de Barroso, caso sua saída se concretize.
Bastidores da Indicação
O advogado-geral da União, Jorge Messias, é considerado o nome mais forte. Ele é visto como um homem de confiança de Lula, com um perfil técnico e político alinhado ao governo. Messias, que tem 45 anos, poderia permanecer na Corte por até três décadas se indicado.
Outro nome forte é o do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado e aliado de ministros como Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. Pacheco é visto como uma escolha que agradaria setores do Judiciário e do Legislativo, mas Lula ainda considera mantê-lo como candidato ao governo de Minas Gerais em 2026, o que poderia adiar sua ida ao STF.
O ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, também é cogitado, devido ao seu bom trânsito político e proximidade com o Planalto.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)