Católicos criticam imagem de Trump como Papa gerada por inteligência artificial: “Não tem graça”
Comunidade religiosa manifesta indignação com publicação do presidente dos EUA dias antes do cúpula.

O presidente dos EUA, Donald Trump, publicou uma imagem produzida por inteligência artificial retratando-se como papa, gerando críticas da comunidade católica em um momento próximo ao início do conclave para a escolha do próximo papa Francisco.
Trump, que em dias anteriores afirmou desejar ser papa, publicou na noite de sexta-feira uma imagem digitalmente alterada de si mesmo usando uma batina branca, com o dedo indicador levantado, em sua plataforma Truth Social. A imagem foi posteriormente compartilhada pela Casa Branca em sua conta oficial no X.
A cerimônia aconteceu menos de uma semana após Trump, que não é católico, ter participado do funeral do Papa no mês passado. O Vaticano ainda se encontra em luto oficial pelo Papa.
Apesar de ninguém considerar a imagem uma distração séria da tarefa de escolher o próximo líder dos 1,4 bilhão de católicos romanos do mundo — o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, não quis comentar o assunto —, ela causou surpresa nas redes sociais e atraiu críticas, inclusive de cardeais que estão em Roma para o conclave na semana seguinte.
LEIA TAMBÉM:
● Tempestade afunda quatro barcos turísticos na China, resultando em dez mortos
● Conheça o cardeal que anunciará “Habemus Papam” após o conclave
● Israel mobiliza milhares de reservistas e planeja ampliar a ofensiva em Gaza
“Não tem graça, senhor”, escreveu o cardeal filipino Pablo Virgilio David, de 66 anos, em uma publicação no Facebook.
O cardeal Timothy Dolan, arcebispo de Nova York, também manifestou críticas ao ser questionado por jornalistas antes de celebrar uma missa em Roma no domingo.
O cardeal Dolan respondeu que a imagem não foi positiva.
Fonte: CNN Brasil