CBF demite Ramon Menezes após fracasso da seleção sub-20 no Mundial

Brasil teve campanha desastrosa na Copa do Mundo Sub-20, com duas derrotas e um empate, estabelecendo a pior campanha de todos os tempos; avalia novo direcionam…

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

CBF Demite Ramon Menezes da Seleção Sub-20 do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, neste domingo (5), a demissão do técnico Ramon Menezes do comando da seleção brasileira sub-20. A decisão ocorreu um dia após a precoce eliminação da equipe na fase de grupos da Copa do Mundo da categoria, realizada no Chile. O Brasil encerrou sua participação sem vitórias, com duas derrotas (para Marrocos e Espanha) e um empate (com o México), somando apenas um ponto e terminando na lanterna do grupo. Representa a primeira vez que a seleção sub-20 é eliminada ainda na fase de grupos do Mundial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Avaliação do Ciclo de Trabalho

Em nota oficial, a CBF afirmou que a decisão foi tomada “após avaliação sobre o ciclo de trabalho desenvolvido até aqui” e agradeceu ao treinador pela “dedicação e profissionalismo” demonstrados à frente das equipes de base e da seleção principal, que Ramon comandou interinamente em 2023. “Tivemos pouco tempo para trabalhar, para treinar, porque senão nem esses atletas teriam sido liberados”, afirmou Ramon após a derrota para a Espanha, citando as dificuldades de reunir o elenco devido à falta de liberações de jogadores pelos clubes.

Desafios e Contexto

O torneio não ocorre na Data Fifa, o que significa que os clubes não são obrigados a liberar atletas. O Brasil, por exemplo, não pôde contar com Estêvão (Chelsea) e Endrick (Real Madrid), convocados para a seleção principal. A Espanha também não teve Lamine Yamal (Barcelona). O principal nome brasileiro na competição era Wesley, atacante revelado pelo Corinthians e atualmente no Al Nassr, da Arábia Saudita.

LEIA TAMBÉM!

Histórico Recente

Ramon Menezes estava no comando da equipe desde 2022. Ele vinha acumulando resultados negativos. Na edição anterior do Mundial sub-20, em 2023, o Brasil caiu nas quartas de final diante de Israel. Em janeiro deste ano, a seleção também ficou fora dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, ao terminar em terceiro lugar no Pré-Olímpico Sul-Americano, atrás de Argentina e Paraguai.

Próximos Passos

Com a saída de Ramon Menezes, a CBF ainda não anunciou quem assumirá o cargo de técnico da seleção sub-20.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sair da versão mobile