CBF lança iniciativa pioneira no Brasil em prol do fair-play financeiro
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma portaria que estabelece um comitê de trabalho para a elaboração de um modelo de fair-play financeiro no Brasil. O sistema é uma solicitação de longa data dos clubes e foi discutido durante a campanha do atual presidente, Samir Xaud, que assumiu o cargo em maio. O grupo contará com representantes da CBF, federações […]

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma portaria que estabelece um grupo de trabalho para a elaboração de um modelo de fair-play financeiro no Brasil. O sistema é uma solicitação antiga dos clubes e foi tema durante a campanha do presidente Samir Xaud, eleito em maio.
O grupo contará com representantes da CBF, das federações estaduais, dos clubes das Séries A e B, além de especialistas em finanças, governança e direitos esportivos. A portaria denomina o fair-play financeiro por “Regulamento do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF)”.
A proposta é desenvolver o conceito do sistema e dos procedimentos de avaliação, acompanhamento e imposição de sanções, fundamentados em informações contábeis e auditorias financeiras, incluindo os balanços que os clubes estão legalmente obrigados a divulgar.
Leia também:

Iga Swiatek derrotou Jasmine Paolini e obteve sua primeira vitória em torneios WTA 1000 em Cincinnati

Alcaraz vence Masters 1000 de Cincinnati por abandono de Sinner na final

Iga Swiatek vence Rybakina em Cincinnati e alcança a final de um torneio WTA 1000 após 15 meses
A implementação será, gradual, com a justificativa de “respeito às diferenças regionais e situações financeiras de cada clube”. O próprio sistema deve conter orientações para governança, transparência e prestação de contas.
Ricardo Gluck Paul, vice-presidente da CBF e gestor da Federação Paraense, assumirá a presidência do grupo. Três outros diretores da confederação (Gestão, Registro, Transferência e Licenciamento e Desenvolvimento e Projetos) também foram designados.
Os representantes de clubes e federações estaduais que desejarem participar deverão comunicar sua intenção até 14 de junho pelo e-mail [email protected]. Caso haja mais interessados do que vagas, será Paul quem definir os integrantes. A definição será “com base em critérios que assegurem a diversidade regional, a representação de diferentes modelos de gestão e o equilíbrio entre os diversos segmentos do futebol nacional”, afirma a portaria.
O grupo terá 90 dias, a partir da dissolução de sua composição, para submeter à presidência da CBF uma proposta do SSF, que deverá incluir justificativas técnicas e um processo de implementação gradual.
Estadão Conteúdo
Fonte por: Tribuna do Norte
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)