Em 2025, estima-se que cerca de 106,3 milhões de consumidores adquiram presentes para o Dia dos Pais, representando 65% da população. O valor médio gasto por pessoa será de R$ 255, conforme dados de uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (28.jul.2025) pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil.
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O levantamento, realizado entre 30 de junho e 7 de julho, aponta para uma diminuição de 4,6 milhões de compradores em relação ao volume de vendas no Dia dos Pais de 2024.
Os estabelecimentos físicos permanecerão o canal de compras predominante (76%), notadamente os shoppings centers (31%), sucedidos pelo comércio eletrônico (43%), sobretudo por meio de aplicativos. Roupas lideram a preferência de presentes (44%), seguidas por perfumes e cosméticos (34%) e calçados (31%). Em relação ao pagamento, 76% optam por compras à vista, com ênfase no pagamento via Pix (46%), enquanto 39% preferem parcelar, em média, em 3,4 vezes.
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Entre os consumidores, 31% planejam aumentar os gastos, devido principalmente ao desejo de oferecer presentes mais valiosos (58%) e ao impacto do aumento dos preços em seus hábitos de consumo (34%). Aproximadamente 18% pretendem diminuir despesas, enquanto 49% afirmam buscar economizar. A pesquisa também revela que 35% dos consumidores que farão compras estão com contas em atraso e 74% possuem o nome negativado.
Os dados demonstram que o impulso de presentear prevalece sobre o planejamento financeiro, intensificando cenários de endividamento e falta de pagamento, declarou a especialista em finanças da CNDL, Merula Borges. “É fundamental incentivar maneiras de presentear adequadas à situação financeira, para que o ato de amor não se transforme em preocupação.”
Fonte por: Poder 360
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