Com a realização da Conferência das Partes (COP30) no Brasil, um número significativo de escolas ainda enfrenta problemas de saneamento básico. Aproximadamente 40% das unidades educacionais utilizam sistemas de esgoto por fossa, enquanto 3,2% não possuem infraestrutura de esgoto.
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Os dados foram levantados pelo Metrópoles a partir dos microdados do Censo Escolar de 2024, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira no início deste mês.
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Instituições de ensino também demonstram carência em infraestrutura ligada à sustentabilidade, com poucos estabelecimentos utilizando fontes de energia renováveis.
O Censo Escolar é conduzido anualmente pelo Inep. Os dados auxiliam no direcionamento de políticas públicas na educação do país.
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A cidade de Belém sediará a COP em novembro. O evento global abordará maneiras de mitigar as consequências da crise climática e também soluções de adaptação.
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A COP30 será realizada em Belém entre 10 e 21 de novembro, com a “Casa do Saneamento” destacando o tema do saneamento básico e soluções para a emergência climática.
Os dados do Inep indicam que as escolas também lidam com problemas de infraestrutura relacionados a questões ambientais. Sobre a destinação do lixo por meio de coleta, 65,2% relataram não ter o serviço disponível. Já 34,8% afirmaram possuir o serviço.
Em relação à área de vegetação ou gramado, 65% das escolas declaram não possuir espaços desse tipo e 35% contam com áreas com essas características. Quanto à energia renovável, 96,8% ainda não possuem a alternativa e apenas 3,2% são beneficiadas pelo serviço.
O portal contatou sete escolas nos estados do Acre e Minas Gerais, sendo apenas duas, da região norte, que prestaram informações à reportagem. Apesar das unidades terem declarado não possuir esgoto no Censo, as duas mencionaram a existência de fossas.
O Censo também identificou que, em termos pedagógicos, existem aspectos a serem aprimorados, incluindo o fato de que 34,2% das escolas não realizam ações de educação ambiental.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) esclareceu que o Programa Dinheiro Direto na Escola aloca anualmente recursos financeiros a entidades participantes para a promoção de melhorias em sua infraestrutura física e pedagógica.
Outros números do Censo
O Brasil registra 47.088.922 estudantes matriculados, refletindo uma diminuição de 0,4% em comparação com 2023. Atualmente, 9.517.832 alunos estão inscritos em instituições de ensino particulares, correspondendo a aproximadamente 20% do total.
A educação infantil, que inclui creche e pré-escola, atende 9.491.894 estudantes. O ensino fundamental recebe 26.002.356 alunos, o ensino médio, 7.790.396, a educação profissional, 2.576.293, a educação de jovens e adultos (EJA), 2.391.319, e a educação especial, 2.076.825. A totalidade das matrículas excede 47 milhões, devido à possibilidade de um mesmo estudante frequentar diferentes modalidades, como o ensino médio e a educação especial, por exemplo.
Ao longo do território nacional, existem 179.286 instituições de ensino. O ensino fundamental apresenta o maior número de unidades, totalizando 120.935, seguido pela educação infantil, com 114.576.
Fonte: Metrópoles