Centos e trinta e três cardeais se isolam completamente para a eleição do papa
O Vaticano informou que os 179 cardeais, compreendendo 133 eleitores, estão reunidos em Roma, prontos para o início do conclave.

O Vaticano comunicou que os 133 cardeais convocados para a eleição do próximo papa já estão em Roma e iniciaram o isolamento na residência de Santa Marta, onde permanecerão até a definição do sucessor de Francisco. A eleição do novo papa começa nesta quarta-feira (7/5).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, informou à Congregação que o cardeal camerlengo, Kevin Farrell, conduziu no sábado (3/5) o sorteio dos quartos destinados aos eleitores. Estes se hospedarão na Casa Santa Marta e no antigo prédio da Santa Marta.
A Santa Sede comunicou que os trabalhos de preparação da Capela Sistina e das acomodações nas duas Casas Santa Marta foram finalizados e que os cardeais realizaram o check-in na manhã desta terça-feira.
LEIA TAMBÉM:
● Conclave: número de cardeais que elegerão papa aumenta para 133; compreenda
● Hamas insta o mundo a pressionar Israel para que interrompa a “guerra de fome”
● Alemanha: Merz sofre derrota sem precedentes na disputa pela chancelaria
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Metteo Bruni, informou que os cardeais eleitores podem se mover da Casa Santa Marta até a Capela Sistina conforme desejarem, incluindo a pé, mas por um trajeto com segurança.
Na segunda-feira (5/5), foram realizadas 26 intervenções durante a Assembleia Geral do Vaticano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a tarde, ocorreram aproximadamente 20 apresentações sobre diversos assuntos, incluindo migração, guerras, sinodalidade, eclesiologia da comunidade, seitas e o papel e a responsabilidade dos cardeais no apoio ao novo papa.
Preparação
Na Capela Paulina, celebrou-se o juramento de posse dos funcionários e assistentes do Conclave, incluindo membros eclesiásticos e leigos, em torno de cem pessoas.
A partir das 15h de quarta-feira, todos os sistemas de transmissão de sinais de telecomunicações móveis de rádio na Cidade do Vaticano, com exceção da área de Castel Gandolfo, serão desativados.
O sinal será restabelecido após o anúncio da eleição do Sumo Pontífice. Quarta-feira, às 9h, terá início a 12ª Congregação Geral.
Fonte: Metrópoles