Chá com propriedades anti-inflamatórias diminui os gases no intestino e previne infecções

30/04/2025 às 10h43

Imagem PreCarregada
(Imagem da internet).

Nas últimas semanas, a coluna Claudia Meireles “mergulhou” nos preparos de diversos chás, como os à base de lichia, dente-de-leão, folha de amora ou de caroço de abacate. Durante os esclarecimentos com médicos e nutricionistas, foram descobertos os “poderes” contidos em uma xícara dessas bebidas, mas ainda há informações a serem obtidas sobre algumas infusões.

A nutricionista Daniela Fernandes detalha os benefícios do consumo de chá de eucalipto, que se mostra eficaz no tratamento de problemas respiratórios e infecções. Segundo a especialista em fitoterapia, a bebida apresenta propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antissépticas e imunomoduladoras.

A nutricionista detalha as propriedades do chá:

A especialista em nutrição esportiva funcional, Daniela, destaca que o chá de eucalipto é rico em eucaliptol, um óleo essencial; flavonoides antioxidantes, como quercetina e kaempferol; taninos; e ácido clorogênico, um polifenol com potencial anti-inflamatório e antioxidante.

LEIA TAMBÉM:

A nutricionista ressalta que a bebida contém também pequenas quantidades de potássio, cálcio, magnésio e das vitaminas A e C.

Preparo do chá

O chá de eucalipto deve ser preparado por infusão, conforme indica Daniela Fernandes.

Para potencializar os efeitos da bebida, a especialista em fitoterapia recomenda algumas combinações: “Para fortalecer a imunidade e atuar como descongestionante, utilize o chá de eucalipto com gengibre e limão. Em relação ao suporte digestivo, prefira a infusão de eucalipto, alecrim e erva doce.”

A ação relaxante e calmante da infusão pode ser potencializada com a combinação de eucalipto, hortelã e camomila, conforme indica a especialista. Entre as contraindicações, estão gestantes, lactantes e crianças pequenas. “O chá de eucalipto não pode ser consumido por esses grupos”, finaliza.

Para obter mais informações, acompanhe o perfil Vida&Estilo no Instagram.

Fonte: Metrópoles

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.