Chile e Uruguai suspendem compra de frango do Brasil devido à gripe aviária

Brasil, China, Argentina e União Europeia já haviam interrompido seus pedidos de aves brasileiras.

17/05/2025 13h09

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Chile e o Uruguai suspenderam, provisoriamente, as importações de frango do Brasil, após a identificação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial de aves.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Argentina, China e União Europeia também já haviam suspenso as compras de aves brasileiras.

A determinação segue protocolos sanitários internacionais estabelecidos entre o Brasil e esses países, que incluem a suspensão automática das compras na identificação de doenças, como a gripe aviária.

LEIA TAMBÉM:

As exportações de carne de aves do Brasil para esses cinco mercados totalizaram mais de 190 milhões de dólares em abril.

A IAAP já havia sido detectada na Ásia, África e no norte da Europa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) declarou, em nota, que as ações de controle e erradicação do foco, previstas no plano nacional de contingência, já foram implementadas para extinguir a doença e assegurar a produtividade do setor.

O Ministério também declarou que está conduzindo a comunicação oficial aos integrantes das cadeias produtivas relacionadas, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, bem como aos parceiros comerciais do Brasil.

A doença não é transmitida para humanos pelo consumo de carne de aves ou ovos. O Mapa indica que não há restrição de consumo.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.