Chile: habitantes evacuam devido a terremoto e alerta de tsunami
Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu o Chile, na sexta-feira (2/5). O governo ordenou a evacuação da população da região sul do país.

Após um terremoto de magnitude 7,5 ser registrado no extremo sul do Chile, e o governo do país convocar uma evacuação de toda a costa da região de Magalhães – que tem alerta vermelho para tsunami –, a população começa a deixar a região. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram os moradores evacuando a cidade.
Inicialmente, o Serviço Geológico dos Estados Unidos classificou o trepador como de 7,4. Posteriormente, o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile elevou a magnitude para 7,5.
LEIA TAMBÉM:
● Presidente do banco dos Brics, Dilma critica “tarifaço” de Trump
● Nova tarifa sobre camisas de Trump entra em vigor nesta sexta-feira (2/5)
● Trump propõe gastos de mais de 1 trilhão de dólares com defesa em 2026
No vídeo, observa-se o desespero da população diante dos efeitos do terremoto e o recebimento da notificação de evacuação total nos dispositivos móveis.
O que está ocorrendo.
Através das redes sociais, o presidente do Chile, Gabriel Boric, solicitou a evacuação de toda a costa da região de Magalhães. “Apelamos à evacuação de toda a costa da região de Magalhães. Neste momento, nosso dever é prevenir e ouvir as autoridades”, escreveu Boric na rede social X.
O presidente também comunicou que iniciou a gestão de riscos de desastres regionais e nacionais. “Todos os recursos estaduais estão disponíveis”, ressaltou.
O Senapred emitiu um alerta vermelho para tsunami na região. “Lembre-se de agir com calma e seguir as instruções das autoridades e equipes de resposta. Durante a evacuação, não se esqueça de considerar seu animal de estimação e suas necessidades”, escreveu o órgão.
Até o momento, não há informações sobre danos ou vítimas em nenhum dos dois países.
Fonte: Metrópoles