China Acelera Compra de Soja dos EUA Após Acordo com os EUA
A armazenadora estatal chinesa, Sinograin, realizará um leilão de 512.500 toneladas de soja importada na quinta-feira, marcando o primeiro leilão em três meses. A iniciativa ocorre em um contexto de aumento nas compras de soja dos Estados Unidos, impulsionado por recentes negociações e um acordo comercial entre os dois países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O leilão, agendado para 11 de dezembro, será conduzido pelo National Grain Trade Center, conforme anunciado na segunda-feira (8). Em um leilão anterior, realizado em 11 de setembro, a Sinograin ofereceu 22.500 toneladas de soja para venda, demonstrando um retorno às compras de soja após um período de pausa.
A China, que havia evitado as compras de soja dos EUA por meses devido a tensões comerciais com Washington, viu um aumento repentino nas aquisições após as negociações de outubro na Coreia do Sul, lideradas pelos líderes dos dois países. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, previu que a China compraria 12 milhões de toneladas de soja dos EUA, mas ajustou essa estimativa para o final de fevereiro.
LEIA TAMBÉM!
Embora a China tenha retomado as compras, a Sinograin não foi a única. A Cofco reservou aproximadamente 2,7 milhões de toneladas de soja dos EUA desde o final de outubro. No entanto, a China ainda não divulgou oficialmente o volume total ou o cronograma de compras, mantendo a tarifa de 13% sobre a soja, um fator que limita os incentivos financeiros para as importações.
