China impulsiona economia com plano tributário recorde! 🚀 A Administração Tributária detalha medidas que ultrapassam 2,8 trilhões de RMB. Saiba mais!
Em janeiro de 2026, durante a Conferência Nacional de Trabalho do setor, a Administração Tributária da China detalhou um plano intensificado para apoiar o desenvolvimento econômico do país. A estratégia, implementada a partir de 2025, focava em políticas fiscais especiais para impulsionar a inovação tecnológica e a indústria manufatureira.
O governo liberou um montante total de reduções de impostos, taxas e restituições que ultrapassaram os 2,8 trilhões de RMB.
De acordo com os dados apresentados, a administração tributária conseguiu cumprir integralmente as metas orçamentárias de arrecadação no ano de 2025. A arrecadação total de impostos e contribuições atingiu a marca de 33,1 trilhões de RMB. Dentro desse valor, 17,8 trilhões foram provenientes da arrecadação tributária, sem considerar as restituições sobre exportações.
O crescimento anual da arrecadação foi de 2,7%, acompanhando o ritmo de expansão da economia. A administração tributária também aprimorou a gestão da conformidade fiscal e a eficiência da fiscalização, intensificando o controle em setores estratégicos, como o do setor de combustíveis, as restituições de impostos à exportação e atividades relacionadas a influenciadores digitais e celebridades da internet.
Paralelamente, a iniciativa de cooperação entre bancos e o fisco, conhecida como “interação banco-imposto”, facilitou o acesso a empréstimos para pequenas e microempresas com boa conformidade fiscal. Essas empresas conseguiram um total de 3 trilhões de RMB em crédito, impulsionando o financiamento para o setor privado.
Durante a conferência, a administração tributária avaliou os resultados do 14º Plano Quinquenal. O balanço indicou avanços no fortalecimento do arcabouço legal do sistema tributário, com a implementação de reformas relevantes e uma gestão da arrecadação mais integrada, com maior coordenação entre órgãos e políticas públicas. Nos últimos cinco anos, a arrecadação acumulada de impostos e contribuições ultrapassou os 156 trilhões de RMB, representando cerca de 80% da receita fiscal total em base ampliada. Além disso, o volume acumulado de novas reduções de impostos, cortes de taxas e restituições tributárias superou os 10 trilhões de RMB, demonstrando um forte apoio financeiro às empresas e à atividade econômica do país.
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!