China apresenta o maior crescimento em cinco anos no mercado de jogos
A China registrou uma receita de US$ 23 bilhões no mercado de jogos entre janeiro e junho de 2025, com 679 milhões de jogadores.

O setor de jogos na China apresentou um crescimento acelerado no primeiro semestre de 2025, com a maior expansão em cinco anos, devido ao sucesso de jogos mobile, ao aumento das receitas com e-sports e ao desenvolvimento contínuo de mini-jogos.
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Segundo um relatório divulgado na 5ª feira (31.jul.2025) pela Associação Chinesa de Áudio, Vídeo e Publicação Digital na Conferência de Entretenimento Digital ChinaJoy, em Xangai, o mercado doméstico de jogos gerou 168 bilhões de yuans (US$ 23 bilhões) em receita de janeiro a junho, com um crescimento de 14,1% em relação ao ano anterior.
O país registrou 679 milhões de jogadores, um leve aumento de 0,7%, representando o quarto ano consecutivo de crescimento de usuários abaixo de 1%.
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A alta nos resultados foi atribuída a um desempenho superior ao esperado de lançamentos recentes, à estabilidade dos lucros de títulos consolidados e à expansão dos e-sports e jogos mobile menores.
Zhang Yijun, vice-presidente da associação, mencionou também que políticas governamentais de apoio e o aumento do consumo intersetorial foram fatores que contribuíram.
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Os jogos para dispositivos móveis permaneceram o principal impulsionador do crescimento do setor, gerando 125,3 bilhões de yuans, um aumento de 16,6%, e representando 74,6% da receita total. Esse resultado representa o maior crescimento semestral para dispositivos móveis em 5 anos, após vários períodos de estagnação ou declínio.
Os jogos para PC com cliente tiveram um crescimento de 4,9%, atingindo 35,4 bilhões de yuans, e agora correspondem a 21% do mercado, enquanto os jogos para web registraram uma queda de 5,9%, para 2,2 bilhões de yuans, ou apenas 1,3% do total.
Os jogos de RPG continuaram sendo os mais numerosos entre os 100 maiores produtores de receita para dispositivos móveis, ainda que sua participação tenha diminuído para 21%, enquanto os jogos de estratégia aumentaram para 11%. Títulos de arena de batalha online multi-jogador e jogos de tiro lideraram a indústria na geração de receita.
O gênero “segunda dimensão”, no estilo anime, na China, sofreu uma contração mais acentuada, com a receita do primeiro semestre registrando uma queda de 8%, para 14,6 bilhões de yuans. Após um aumento de 24% em 2023 e uma queda de 5,4% em 2024, o segmento agora enfrenta um crescimento mais lento em relação aos principais títulos, com inovação restrita, jogabilidade semelhante e gastos menores dos jogadores.
O mercado de jogos de console experimentou uma notável recuperação. Fortalecido pelo lançamento doméstico de “Black Myth: Wukong” e por títulos importados de grande sucesso, o faturamento de jogos de console alcançou 1,03 bilhões de yuans, representando um crescimento de quase 30% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Os jogos mobile de curta duração continuaram a apresentar um crescimento acelerado de quatro anos, gerando 23,3 bilhões de yuans, um aumento de 40,2% em comparação com o ano anterior. As transações realizadas através do aplicativo representam agora a principal fonte de receita, respondendo por 65,7%, enquanto a receita proveniente de publicidade alcançou 7,97 bilhões de yuans, um aumento de 34,3%.
Os jogos casuais exibiram padrões parecidos, com faturamento de 16,4 bilhões de yuans e as transações em aplicativos representando 67,5%. Os jogos de e-sports também registraram um crescimento significativo, com elevação de 16,6% na receita, para 80,6 bilhões de yuans.
Os jogos para dispositivos móveis produzidos na China obtiveram US$ 9,5 bilhões em receita no exterior no primeiro semestre, representando um aumento de 11,2%, impulsionado principalmente por títulos já estabelecidos. Contudo, a competição no mercado internacional permanece intensa. A partir de 2021, o crescimento da receita no exterior apresentou desaceleração, com registro de valores negativos em 2023.
EUA, Japão e Coreia do Sul permanecem como os mercados predominantes, gerando 32%, 16% e 7,5% da receita, respectivamente, ainda que com declínio na participação. Alemanha, Grã-Bretanha e França, em conjunto, corresponderam a 8,8%, enquanto outros mercados exibiram aumentos na contribuição.
Nos 100 principais títulos para dispositivos móveis chineses no exterior, os jogos de estratégia atualmente correspondem a 43% da receita, em comparação com 33% no ano anterior, e os gêneros de simulação, idle e merge também aumentaram sua participação.
Zhang afirmou que o setor de jogos da China continuará a priorizar valores políticos, a proteção de menores e a busca por desenvolvimento e inovação em jogos de alta qualidade.
Esta reportagem foi originalmente publicada em inglês pela Caixin Global em 1º de agosto de 2025. Foi traduzida e republicada pelo Poder360 por acordo mútuo de compartilhamento de conteúdo.
Fonte por: Poder 360