China e EUA chegam a acordo para estender a moratória tarifária

Após dois dias de negociações sem resultados significativos, os países optaram por prosseguir com a discussão sobre a prorrogação do acordo estabelecido…

29/07/2025 14h52

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A China e os Estados Unidos concluíram o 2º e último dia das rodadas de negociações comerciais em Estocolmo, na Suécia, nesta terça-feira (29.jul.2025). As delegações concordaram em prosseguir com a prorrogação do cessar-fogo tarifário de 90 dias determinado em 14 de maio de 2025, sem comunicar progressos ou duração da extensão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O principal negociador comercial da China, Li Chenggang, declarou a repórteres que “ambas as partes continuam a insistir na prorrogação contínua do bloqueio de 24% sobre as tarifas mútuas dos Estados Unidos, assim como nas medidas de retaliação da China”.

Ele não detalhou quando e por quanto tempo uma possível extensão da tregua tarifária entraria em vigor. A Casa Branca ainda não emitiu declaração pública sobre o acordo, assim como o USTR (Escritório de Representação Comercial dos EUA).

LEIA TAMBÉM:

O encontro na capital sueca visava principalmente diminuir as tensões na guerra comercial. As delegações abordaram questões econômicas em um cenário de esforços para evitar o aumento de medidas protecionistas entre os dois países.

As negociações conduzidas pelo vice-primeiro-ministro chinês He Lifeng e pelo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent (Partido Republicano), foram concluídas antes do prazo de 90 dias para a reinstatação das tarifas de até 145% sobre a China e de até 125% sobre os Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os diálogos podem abrir caminho para uma reunião entre os chefes de Estado dos dois países no encerramento de 2025, fato ainda não confirmado oficialmente.

Na última segunda-feira (28 de julho), os Estados Unidos suspenderam restrições às exportações de tecnologia para a China, como uma medida para facilitar as negociações e permitir um encontro entre Donald Trump (Partido Republicano) e Xi Jinping.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.