China incentivará investimentos em América Latina, afirma Xi Jinping

O presidente chinês realiza uma série de gestos em apoio à região, anunciando a abertura de uma linha de crédito de US$ 9,2 bilhões.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente da China, Xi Jinping (PCCh), declarou que estimulará as empresas chinesas a incrementarem os investimentos na América Latina e no Caribe. A afirmação foi feita durante a abertura do Fórum China-CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O líder chinês realizou uma série de gestos em direção à região durante um discurso de aproximadamente 15 minutos. Declarou que o país asiático destinará uma nova linha de crédito no valor de 66 bilhões de yuans (US$ 9,2 bilhões) para projetos de desenvolvimento e manifestou o interesse em adquirir mais produtos de nações latino-americanas e caribenhas.

Além da área econômica, Xi Jinping anunciou que o governo chinês irá dispensar a necessidade de vistos para cinco países latino-americanos e do Caribe – não indicou quais –, e que pretende expandir essa isenção no futuro.

LEIA TAMBÉM!

O presidente anunciou que promoverá um aumento do intercâmbio cultural e educacional. Nos próximos três anos, a China promoverá “temporadas de arte latina e caribenha” e auxiliará na preservação de sítios históricos na região. Serão oferecidas mais bolsas de estudo no país asiático para professores e estudantes.

Críticas a Trump

Xi Jinping não citou o nome de Donald Trump (Republicano) no discurso, mas criticou “ataques sistêmicos, que levam ao isolamento”. Afirmou que “não há vencedores em guerras comerciais”.

Ele reiterou diversas vezes no discurso que o multilateralismo comercial e a construção de um futuro compartilhado com a China são um objetivo do governo chinês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A China continuará sendo um parceiro valioso para a América Latina e o Caribe, afirmou Xi Jinping.

Fonte: Poder 360

Sair da versão mobile