China interrompe aquisição de frango do Brasil devido à gripe aviária

A suspensão terá duração de 60 dias; a informação foi confirmada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, à “TV Centro América”. Leia no Poder360.

16/05/2025 9h57

1 min de leitura

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, declarou, na sexta-feira passada (16.mai.2025), que a China interrompeu as importações de frango brasileiro. A informação foi divulgada em uma entrevista à TV Centro América.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir de hoje, durante os próximos 60 dias, a China não comprará mais carne de frango brasileira.

A pasta explicou, em nota, que a enfermidade não é transmitida pelo consumo de frango ou ovos. Adicionalmente, afirmou que os produtos inspecionados mantêm segurança para o consumo e que o risco de infecção humana é considerado baixo, restrito a indivíduos com contato direto com aves contaminadas (vivas ou mortas).

LEIA TAMBÉM:

A pasta declara ter implementado as ações de controle e eliminação previstas no plano nacional de contingência. O objetivo, segundo o governo, é extinguir o epicentro da doença e assegurar a continuidade da produção do setor, garantindo o fornecimento e a segurança alimentar.

O Ministério informou que também comunicou o caso à OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, aos parceiros comerciais do Brasil e a representantes da cadeia produtiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde o início dos anos 2000, o Serviço Veterinário Oficial é treinado e preparado para enfrentar a doença. Dentre as medidas preventivas implementadas no país, destaca-se:

Essas ações se mostraram decisivas e produtivas para adiar o surgimento da doença na avicultura brasileira durante quase duas décadas, segundo ele.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.