China investiga riscos de vigilância em chips da Nvidia
O órgão regulador do país solicitou à empresa dos EUA que forneça informações sobre as falhas de segurança em seus produtos.
A CAC (sigla para Administração do Ciberespaço da China) notificou a Nvidia para apresentar esclarecimentos sobre vulnerabilidades de segurança detectadas em seus chips H20, utilizados por empresas chinesas que estão desenvolvendo modelos de Inteligência Artificial.
De acordo com o órgão regulador chinês, o produto da empresa sediada nos Estados Unidos apresentou “sérios riscos de vulnerabilidade”, que poderiam causar até mesmo problemas como rastreamento e desligamento remoto dos dispositivos.
A CAC informou que chips de computação de alto desempenho da Nvidia apresentavam sérias vulnerabilidades de segurança. A íntegra (PDF – 58 kB, em inglês) está disponível.
Leia também:
Senado analisa indicação de Gonet para recondução como procurador-geral da República
‘Primata’ lança trailer impactante e se destaca na temporada de festivais
5 benefícios essenciais do INSS além da aposentadoria que você deve conhecer em 2025
A aquisição dos chips H20 da Nvidia foi discutida em meio à disputa comercial entre China e Estados Unidos. A administração Biden havia vetado a venda desses produtos para a China em abril.
Em julho, a decisão foi revertida após diálogo entre o presidente da empresa, Jensen Huang, e o diretor da Casa Branca, Donald Trump (Partido Republicano).
O lançamento da comercialização dos semicondutores também serviu de troca em troca da aquisição de terras raras pela China por parte dos Estados Unidos.
Em paralelo, parlamentares americanos argumentaram que a retomada das importações de semicondutores ocorreria apenas com a instalação de dispositivos de rastreamento. Essa informação é mencionada pela CAC em seu comunicado.
Os legisladores americanos solicitaram que os chips avançados exportados dos EUA sejam equipados com funções de “rastreamento e posicionamento”.
A CAC também apontou que especialistas na área de IA confirmaram que tecnologias capazes de realizar esse rastreio e desligamento remoto de chips da Nvidia “atingiram maturidade”.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)