China investiga riscos de vigilância em chips da Nvidia
O órgão regulador do país solicitou à empresa dos EUA que forneça informações sobre as falhas de segurança em seus produtos.

A CAC (sigla para Administração do Ciberespaço da China) notificou a Nvidia para apresentar esclarecimentos sobre vulnerabilidades de segurança detectadas em seus chips H20, utilizados por empresas chinesas que estão desenvolvendo modelos de Inteligência Artificial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o órgão regulador chinês, o produto da empresa sediada nos Estados Unidos apresentou “sérios riscos de vulnerabilidade”, que poderiam causar até mesmo problemas como rastreamento e desligamento remoto dos dispositivos.
A CAC informou que chips de computação de alto desempenho da Nvidia apresentavam sérias vulnerabilidades de segurança. A íntegra (PDF – 58 kB, em inglês) está disponível.
LEIA TAMBÉM:
● INSS: como a doença da coluna afeta o direito de aposentadoria
● Trump anuncia tarifas recíprocas de 10% a 41% sobre diversos países
● Brasil destina recursos para empresas exportadoras impactadas por aumento de impostos
A aquisição dos chips H20 da Nvidia foi discutida em meio à disputa comercial entre China e Estados Unidos. A administração Biden havia vetado a venda desses produtos para a China em abril.
Em julho, a decisão foi revertida após diálogo entre o presidente da empresa, Jensen Huang, e o diretor da Casa Branca, Donald Trump (Partido Republicano).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O lançamento da comercialização dos semicondutores também serviu de troca em troca da aquisição de terras raras pela China por parte dos Estados Unidos.
Em paralelo, parlamentares americanos argumentaram que a retomada das importações de semicondutores ocorreria apenas com a instalação de dispositivos de rastreamento. Essa informação é mencionada pela CAC em seu comunicado.
Os legisladores americanos solicitaram que os chips avançados exportados dos EUA sejam equipados com funções de “rastreamento e posicionamento”.
A CAC também apontou que especialistas na área de IA confirmaram que tecnologias capazes de realizar esse rastreio e desligamento remoto de chips da Nvidia “atingiram maturidade”.
Fonte por: Poder 360