Chuvas intensas provocam destruição e fatalidades no norte da China; a área leste emite aviso sobre o tufão “Capim-de-bambu”
Intensas chuvas resultaram em 30 mortes, provocaram interrupções no fornecimento de energia e impactaram o abastecimento de água em Pequim.

Após as fortes chuvas que iniciaram no último fim de semana, 80.332 indivíduos foram desabrigados e transferidos para Pequim. As inundações resultaram em 30 mortes, com 28 ocorrências no distrito de Miyun e duas no distrito de Yanqing.
Os distritos de Miyun e Huairou, localizados no nordeste da capital, e Fangshan, situado no sudoeste, foram as três áreas mais impactadas pelas chuvas e inundações.
Pequim teve uma chuva média de 165,9 milímetros em toda a cidade até a meia-noite de segunda-feira (28), com Miyun registrando 543,4 milímetros.
Leia também:

Venezuela rejeita anúncio dos EUA sobre recompensa pela prisão de Maduro: “Patético”

Angolanos manifestam-se em Brasília nesta sexta-feira (8) em oposição à repressão brutal no país

Crianças mortas pela fome em Gaza atingem 96, Netanyahu afirma que Israel controlará terras palestinas
Na capital, 31 trechos de estradas ficaram danificados, interditando 16 vias. Registrou-se interrupção do fornecimento de energia em 136 localidades e prejuízos a 62 cabos de fibra óptica.
Na segunda-feira à noite, o governo de Pequim acionou a “Resposta de Emergência a Inundações de Nível I”, aconselhando que as pessoas trabalhassem remotamente.
As chuvas também impactaram o município de Tianjin e a província de Hebei, localizadas na região norte da China.
As inundações prejudicaram a infraestrutura e impediram o acesso a comunidades isoladas em Hebei. Um deslizamento de terra causou a morte de 8 pessoas e o desaparecimento de quatro indivíduos no condado de Luanping. As operações de resgate seguem em andamento.
Entre segunda e terça, mais de 50 mil moradores foram realocados na província de Hebei. Em Tianjin, foram evacuadas mais de 10 mil pessoas no início da semana.
O Ministério das Finanças da China e o Ministério de Gestão de Emergências declararam, na terça-feira (29), o direcionamento de 350 milhões de yuans (cerca de R$ 273 milhões) para nove regiões, entre elas Pequim, afetadas pelas inundações.
Furacão atinge a região Leste.
O tufão “Capim-de-bambu”, também chamado zhujiecao ou Co-May (em inglês), impactou nesta quarta-feira as cidades de Xangai e as províncias de Jiangsu e Zhejiang, localizadas na região Leste do país.
A China Eastern, companhia aérea da região, cancelou mais de 400 voos nos aeroportos de Pudong e Hongqiao, em Xangai e em Ningbo e Zhoushan, na província de Zhejiang.
A operação em diversas linhas ferroviárias foi suspensa, o que também resultou no cancelamento de vários serviços de trem.
Segundo o Escritório Central de Controle de Inundações da cidade, mais de 283 mil pessoas foram evacuadas em Xangai. Foram habilitados mais de 1.900 locais de reassentamento temporário.
Fonte por: Brasil de Fato
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)