Tempo Instável no Sul do Brasil Devido a Ciclone Extratropical
Um ciclone extratropical está causando um tempo muito instável no Sul do Brasil neste sábado, 10, e continua a afetar a região ao longo do fim de semana. Meteorologistas emitiram alertas laranja para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, devido às condições severas previstas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) projeta chuvas intensas, com acumulados entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo ultrapassar os 100 milímetros em algumas áreas. Além da chuva forte, há previsão de ventos fortes, com rajadas entre 60 e 100 quilômetros por hora, e a possibilidade de ocorrência de granizo.
Essas condições representam um risco significativo, com a Defesa Civil alertando para a possibilidade de alagamentos, quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e danos nas plantações. A situação exige atenção redobrada da população.
LEIA TAMBÉM!
Situação no Rio Grande do Sul
O ciclone se originou a partir do aprofundamento de uma área de baixa pressão no Uruguai, e está gerando temporais isolados em grande parte do Rio Grande do Sul neste sábado, 10. Apenas o Extremo Oeste do estado parece estar relativamente livre da influência direta do fenômeno.
A previsão para o estado indica chuva localmente intensa, acompanhada de ventos fortes, com acumulados diários que podem chegar a 90 milímetros em alguns pontos. Para o domingo, 11, espera-se uma diminuição das instabilidades, com temporais isolados no norte e nordeste do estado e tempo mais estável na região Oeste.
Situação em Santa Catarina
Em Santa Catarina, o tempo permanece instável em todas as regiões neste sábado, 10, devido à atuação do ciclone extratropical. A previsão indica chuva a qualquer hora do dia, com condições favoráveis para temporais, incluindo raios, ventos fortes e granizo, principalmente durante a tarde e à noite.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Defesa Civil catarinense emite alertas de alto risco para ocorrências como alagamentos, enxurradas, quedas de árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica. Há atenção especial para municípios da Grande Florianópolis e do Litoral Sul, com previsão de temporais nas próximas horas.
