Um ciclone extratropical, associado a outros elementos atmosféricos, causará temporais em quatro estados do centro-sul do Brasil nos próximos dias, conforme a Climatempo. O fenômeno, originário de uma área de baixa pressão no Paraguai, intensificará-se entre quinta e sexta-feira, mas já provocará impactos nesta quarta-feira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A intensificação do cenário se manifesta com a chegada de um cavado meteorológico – uma área alongada de baixa pressão nos níveis médios da atmosfera – e a formação do ciclone extratropical próximo à costa da região Sudeste. Esses elementos combinados favorecem o avanço de chuvas intensas em diversas áreas.
A previsão indica que o Mato Grosso do Sul será o estado mais impactado, principalmente na região oeste. A partir da quinta-feira, as chuvas se expandirão para outras áreas do estado, atingindo o centro-sul e o leste do Mato Grosso do Sul.
O tempo instável se estende ao Paraná, abrangendo principalmente as áreas próximas a esse estado, tanto em Santa Catarina quanto em São Paulo.
LEIA TAMBÉM!
● A esquerda inicia campanha para pressionar Motta a arquivar projeto de lei da Anistia
● Autarquia Federal de Segurança Social (AFSS) forma grupo para buscar reparação de prejuízos decorrentes de fraudes ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
● Padre Kelmon realiza celebração religiosa para Bolsonaro em frente a hospital no Distrito Federal
Chuva intensa, ventos fortes e tempestade com granizo.
A previsão indica que no Paraná e em São Paulo há possibilidade de formação de linhas de instabilidade, sistemas de nuvens que geram ventos fortes e granizo. As rajadas de vento nesses estados podem atingir entre 60 e 80 km/h.
Na sexta-feira, a instabilidade perde intensidade no Sul e Mato Grosso do Sul, enquanto as chuvas continuam em São Paulo. O risco de ventos fortes e granizo reduz, porém o volume de chuva permanece elevado, sobretudo nas regiões leste e norte do estado, incluindo a capital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O acumulado de chuvas entre quarta e sexta-feira pode gerar transtornos. A Climatempo adverte sobre o risco de alagamentos e inundações, além da chance de deslizamentos em regiões de encosta. É preciso atenção redobrada para quedas de árvores e galhos, em razão da força dos ventos.
Recomenda-se que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e siga as orientações da Defesa Civil em caso de ocorrências.
Fonte: Metrópoles