Ciclone na Argentina gera alertas de chuvas em estados do Brasil, diz Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de “Perigo” para tempestades no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e partes de Mato Grosso, Ma…

12/10/2025 12:27

1 min de leitura

Ciclone na Argentina gera alertas de chuvas em estados do Brasil, diz Inmet
(Imagem de reprodução da internet).

Formação de Ciclone Extratropical na Argentina

A formação de um ciclone extratropical na Argentina deve provocar chuvas intensas nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil neste domingo, feriado de Nossa Senhora Aparecida. Na segunda-feira, o ciclone estará se afastando do continente, atuando sobre o oceano Atlântico, conforme informações do MetSul.

A frente fria associada ao ciclone avança com chuvas, que podem ser localmente fortes, e condições severas entre o Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, segundo a meteorologista Estal Sias, do MetSul.

Risco de Temporais e Alerta de Perigo

O dia de domingo apresenta “alto risco” no Rio Grande do Sul, onde temporais isolados podem trazer queda de granizo e vendavais. Nos demais estados, a expectativa é de impactos menores.

Leia também:

A instabilidade será intensa durante o domingo nos três estados do Sul, no Paraguai e no Mato Grosso do Sul, com possibilidade de temporais também em São Paulo. Sias alerta para o alto risco de nuvens de tempestade que podem causar vendavais localizados, com potencial para danos como destelhamentos e queda de árvores e postes.

Alertas do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “Perigo” para tempestades no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e partes do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Há riscos de cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

As chuvas podem variar entre 50 e 100 mm/dia, com ventos que podem atingir até 100 km/h. O Rio de Janeiro e Minas Gerais também estão sob alerta de “Perigo Potencial” para chuvas intensas, com possibilidade de 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h, embora o risco de cortes de energia e alagamentos seja considerado baixo.

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)