Cid termina depoimento na sede da PF em Brasília após três horas
Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro é suspeito de tentar obter passaporte português com a colaboração de Gilson Machado.

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), deixou às 14h30 desta 6ª feira (13.jun.2025) a sede da PF (Polícia Federal) em Brasília após mais de 3 horas de depoimento. Ele é suspeito de tentar obter um passaporte no Consulado de Portugal no Recife com a ajuda do ex-ministro do Turismo Gilson Machado.
Cid foi objeto de uma ordem de busca e apreensão. Ele já foi preso preventivamente e permanece detido no Cotel (Centro de Triagem e Observação Criminológica Professor Everardo Luna), em Abreu Lima, na região do Grande Recife.
A Procuradoria-Geral da República solicitou ao Supremo Tribunal Federal a instauração de um inquérito para investigar Machado. De acordo com o órgão, a Polícia Federal identificou, em arquivos encontrados no celular de Cid, uma tentativa prévia de obtenção da cidadania portuguesa em janeiro de 2023.
Leia também:

Museu Tailandês remove obras de minorias devido à pressão da China

Trump questiona números oficiais sobre o mercado de trabalho

Motta afirma que a anistia desvia a atenção de outras questões prioritárias do Brasil
O tenente-coronel é réu na ação penal no STF que investiga uma tentativa de golpe de Estado em 2022. O militar celebrou um acordo de colaboração premiada com a Corte.
Na avaliação do advogado criminalista Berlinque Cantelmo, ainda não há conexão direta e objetiva que coloque em risco o acordo de Cid. Contudo, se surgirem outras provas que tirem a legitimidade dos depoimentos, pode ser que os benefícios que o tenente-coronel obteve com a delação sejam revistos.
Se dessa nova investigação feita pela Polícia Federal surgirem elementos, subsídios que possam desconfigurar ou retirar a legitimidade das narrativas ou dos enredos trazidos por Mauro Cid nas respectivas delegações, a consequência natural é que seja revista. Mas neste momento nós não temos ainda subsídio fático, técnico ou documental que possa de fato levar a efeito qualquer tipo de perspectiva quanto à anulação das delegações, declarou Cantelmo ao Poder360.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)