Cidadãos chineses concorrerão no licitação do túnel de Santos, afirma ministro
O ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) realizou reuniões com duas empresas chinesas para discutir o projeto de 6 bilhões de reais.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que as empresas chinesas com quem se reuniu durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pequim participarão do leilão do túnel Santos-Guarujá. O leilão está previsto para 1º de agosto.
Na segunda-feira (12 de maio), Costa Filho se reuniu com executivos da CCCC (China Communications Construction Company) e da CSEC (China State Construction Engineering Corporation). A participação das empresas deve ocorrer por meio de consórcio com companhias brasileiras.
Nos próximos 30 dias, um grupo de empresas irá ao Brasil para construir consórcios. Observa-se que essas empresas sinalizam a possibilidade de formar consórcios para participar de consórcios. É uma clara indicação de que o leilão não será deserto, afirmou Costa Filho em conversa com jornalistas em Pequim.
Leia também:
Senado analisa indicação de Gonet para recondução como procurador-geral da República
‘Primata’ lança trailer impactante e se destaca na temporada de festivais
5 benefícios essenciais do INSS além da aposentadoria que você deve conhecer em 2025
A apresentação do projeto final do túnel Santos-Guarujá será em 5 de junho na sede da B3 (Bolsa de Valores do Brasil). É o maior projeto do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com um orçamento de R$ 6 bilhões.
Será o primeiro túnel submarino da América Latina. Atenderá veículos, ciclistas e pedestres. O trecho que passa abaixo do mar e conectará as cidades de Santos e do Guarujá terá 860 metros de extensão e será construído a 21 metros de profundidade.
O projeto contempla a dragagem do acesso de embarcações ao Porto de Santos e obras de mobilidade urbana nas proximidades do túnel, com início previsto para 2026.
Empresa Brasileira de Aeronáutica
O ministro afirmou que seus compromissos na China também incluíam a aproximação do governo chinês com a fabricante de aeronaves brasileira Embraer. Ele declarou que os chineses demonstram interesse na aquisição de aeronaves brasileiras, porém, trata-se de uma negociação de longo prazo.
O ministro afirmou que houve um diáentre o governo chinês e a Embraer para buscar uma parceria na aviação brasileira.
Fonte: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)