Cidadãos portugueses votarão neste domingo para eleger uma nova assembleia legislativa
A Aliança Democrática, de centro-direita, lidera as pesquisas. O Partido Socialista ocupa a segunda posição.

Mais de 10 milhões de portugueses votarão neste domingo, 18, para o último dia das eleições legislativas. O pleito antecipado será o terceiro realizado no país em pouco mais de três anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A eleição foi convocada em março, após o primeiro-ministro Luís Montenegro perder uma moção de confiança no Parlamento, em decorrência de acusações de conflitos de interesse envolvendo sua empresa de consultoria.
Montenegro chega como favorito, porém com a dúvida sobre se conseguirá estabelecer um governo mais estável do que o que liderou por um ano. Sua coligação governamental de direita, a Aliança Democrática (AD), obteve 34% dos votos, em contraste com os 26% do Partido Socialista (PS), conforme apurado em uma pesquisa divulgada na sexta-feira pela mídia local.
LEIA TAMBÉM:
● Trump afirma que conversará com Putin para pôr fim ao “banho de sangue” na Ucrânia
● Ataques israelenses recentes resultaram em 33 vítimas fatais em Gaza
● Rubio mantém diátelefônico com Netanyahu em relação a Gaza
O partido de extrema-direita Chega pode alcançar 19% dos votos, um resultado ligeiramente superior ao das eleições de março de 2024. Caso isso ocorra, consolidará sua posição como a terceira maior força política do país.
Uma pesquisa da Universidade Católica Portuguesa aponta que a Aliança Democrática poderá obter até 95 dos 230 assentos da Câmara, significativamente inferior às 116 necessárias para uma maioria absoluta de deputados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Montenegro poderá novamente comandar um governo de coligação minoritária, com os socialistas, que governaram de 2015 a 2024, e a extrema direita, com quem ele se opõe a formar governo.
O chefe de governo, um advogado de 52 anos, solicitou aos eleitores um mandato mais forte em um discurso final no centro de Lisboa, onde seus seguidores o ergueram nos ombros, e ele exibiu o sinal de “V” da vitória.
A população demonstra insatisfação com as eleições, buscando estabilidade, afirmou aos jornalistas, estando cercado por apoiadores com balões e bandeiras nas cores branca e laranja da AD.
(Com informações da AFP).
Fonte: Carta Capital