Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Cientistas criam “carne” vegana utilizando farinha de girassol

Cientistas criam “carne” vegana utilizando farinha de girassol

A substância obtida a partir da semente da planta representa uma fonte valiosa de proteína, apresentando sabor e odor neutros, o que facilita sua utiliz…

Por: Redação ZéNewsAi

27/06/2025 13:23

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e do Instituto Fraunhofer IVV, na Alemanha, colaboraram no desenvolvimento de um alimento à base de farinha de girassol que serve como alternativa à carne.

O ingrediente é obtido após a extração do óleo das sementes da planta. Para ser consumido por humanos, foi necessário remover das grãos as cascas e os compostos fenólicos, substâncias que conferem uma coloração escura à farinha e diminuem sua digestibilidade.

A etapa seguinte consistiu na criação de duas formulações de misturas alternativas para a carne: uma incorporou a farinha obtida a partir de grãos torrados e a outra utilizou proteína texturizada de girassol. Ambas foram complementadas com tomate em pó, especiarias e uma mistura de fontes de gordura formada por óleos de girassol, oliva e linhaça.

Leia também:

Nexperia: Transferência de Tecnologia para China Desencadeia Alertas e Impasses Globais

Nexperia: Transferência de Tecnologia para China Desencadeia Alertas e Impasses Globais

Mercantil: A Inovação que Conquistou o Público 50+ no WhatsApp!

Mercantil: A Inovação que Conquistou o Público 50+ no WhatsApp!

Garmin Revela: Surpreendente Crescimento de Raquetes e Esportes em 2025!

Garmin Revela: Surpreendente Crescimento de Raquetes e Esportes em 2025!

As massas foram moldadas em formato de mini-hambúrguer e assadas. Posteriormente, sofreram avaliações sensoriais e físico-químicas. Os resultados das análises indicaram que a versão com proteína texturizada possuía uma consistência superior e apresentava altos teores de proteínas e gorduras benéficas à saúde – como os ácidos graxos monoinsaturados, por exemplo. Adicionalmente, a opção preparada com proteína texturizada demonstrou um teor mineral expressivo, notadamente de ferro, zinco, magnésio e manganês, com 49%, 68%, 95% e 89%, respectivamente, da ingestão diária recomendada.

Conforme os autores do estudo, que recebeu apoio da FAPESP, a escolha de investigar a bagaço do girassol decorreu do elevado consumo de seu óleo na Europa e da crescente expansão da cultura da planta no Brasil. Adicionalmente, o fato de o ingrediente não ser geneticamente modificado constitui um fator positivo.

Adicionalmente, o amido da planta representa uma fonte promissora de proteína, o que é bastante relevante considerando a crescente demanda dos consumidores por opções sustentáveis e de origem vegetal.

É necessário ressaltar que, após a remoção das cascas e dos compostos fenólicos, a farinha apresenta sabor e aroma muito neutros, principalmente em comparação com as diversas proteínas vegetais presentes no mercado, afirma Maria Teresa Bertoldo Pacheco, pesquisadora do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA-Ital).

Salienta-se que o produto apresenta uma composição muito favorável de aminoácidos essenciais, o que representa um fator adicional para sua incorporação no setor alimentício como substituto de produtos cárneos sob a perspectiva nutricional. “No aspecto funcional tecnológico, é necessário aplicar processos que construam proteínas fibrosas, como a extrusão, para entregar um produto com aparência e textura mais semelhantes às da carne”, explica Pacheco, que também é professora do mestrado em ciência e tecnologia de alimentos do Ital e docente convidada do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (FEA-Unicamp).

Considero que o estudo ofereceu inúmeras referências positivas, tanto para o aproveitamento completo do cultivo quanto para o estímulo ao consumo e à valorização da farinha. A parceria com pesquisadores alemães também foi muito relevante devido ao compartilhamento das técnicas de trabalho, à troca de conhecimentos e ao intercâmbio de alunos e pesquisadores.

Veganismo: explore 7 mitos e fatos sobre a alimentação.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
alimento veganocarne veganafarinha de girassolproteína vegetalsubstituto de carne
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Brasil registra queda histórica na natalidade: dados alarmantes do IBGE em 2024!

10/12/2025 10:03 | 1 min de leitura

● Leonardo e Band em Luto: Morte de Assessora-Chave de Leonardo Dias

10/12/2025 9:37 | 1 min de leitura

● Haddad Comenta Aprovação de Lei Severa Contra Devedores Contumazes em 2025

10/12/2025 10:00 | 1 min de leitura

● Shadow AI: Crescimento Preocupante da Inteligência Artificial Paralela no Brasil e no Mundo!

10/12/2025 9:34 | 2 min de leitura

● ABComm Projeta Faturamento de R$ 224,7 Bi no Natal, Impulsionado por E-commerce e IA

10/12/2025 10:04 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!