Cinco dos onze membros do BRICS estão entre os mais tributados globalmente; confira o mapa

A partir desta quarta-feira (6), começam a ser aplicadas tarifas sobre exportações do Brasil para os Estados Unidos.

06/08/2025 13h58

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Cinco dos onze países que compõem o bloco BRICS passaram a ter suas exportações para os EUA entre as mais tributadas do mundo, em razão da decisão do presidente Donald Trump. O Brasil, com tarifa de 50% sobre vendas ao mercado americano, está entre os mais impactados do grupo, juntamente com a Índia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As tarifas adicionais ao Brasil foram anunciadas por Trump no último dia 9 e entraram em vigor a partir da meia-noite desta quarta-feira (6).

Na quarta-feira, Trump também anunciou tarifas sobre a Índia, aumentando as tarifas contra o país em 50% devido à sua relação comercial com a Rússia, outro membro do Brics, que está sendo taxado em 10%.

LEIA TAMBÉM:

Um mapa interativo do Brasil de Fato demonstra a quantidade de países do Brics que estão sujeitos a tributação, as alíquotas aplicadas e os principais produtos exportados aos EUA que compõem essa lista. Índia, China e África do Sul foram taxados em 30%. A Indonésia foi taxada em 19%. Outros seis países pagam a tarifa padrão de exportação para os EUA, que é de 10%.

O mapa ainda demonstra qual a contribuição dos países do Brics na carteira de importações dos EUA. A China, por exemplo, exporta 13,4% de todos os produtos que os EUA adquirem do exterior, vendendo sobretudo máquinas, reatores e brinquedos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Brasil atualmente exporta para os Estados Unidos 1,3% de todo o seu comércio exterior. As principais vendas são de petróleo, aço e ferro, além de reatores mecânicos. Todos esses produtos estão isentos da taxa de imposto.

Seis dos dezesseis países do bloco BRICS exportam menos de 1% do que os Estados Unidos importam de outros países.

Fonte por: Brasil de Fato

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.