Cinco dúvidas sobre cáries e seus tratamentos

A quietude do comportamento da cárie é um dos motivos que contribuem para sua alta incidência, segundo especialistas.

02/05/2025 17h55

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A cárie ainda é um dos problemas bucais mais frequentes no Brasil, impactando indivíduos de todas as idades, mesmo que não seja evidente no sorriso.

Cerca de 2,5 bilhões de pessoas sofrem de cárie dentária, o que a torna uma das doenças mais prevalentes globalmente. A última edição da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, lançada em 2024 pelo Ministério da Saúde, indica que mais de 55% da população brasileira apresenta algum nível de cárie, destacando a importância de maior informação e atenção à saúde bucal.

Especialistas apontam que o comportamento silencioso é um dos motivos que levam à cárie. A condição dificilmente é detectada, pois a lesão só é notada após o dano já ter ocorrido. A presença de sensibilidade ao contato com alimentos quentes ou frios, dor ou desconforto ao se alimentar ou ao ingerir doces, ou manchas escuras ou esbranquiçadas nos dentes, indicam a necessidade de procurar ajuda.

Leia a reportagem completa no Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e esteja sempre informado sobre as novidades do setor!

Fonte: Metrópoles

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.