Cinco dúvidas sobre cáries e seus tratamentos
A quietude do comportamento da cárie é um dos motivos que contribuem para sua alta incidência, segundo especialistas.

A cárie ainda é um dos problemas bucais mais frequentes no Brasil, impactando indivíduos de todas as idades, mesmo que não seja evidente no sorriso.
Cerca de 2,5 bilhões de pessoas sofrem de cárie dentária, o que a torna uma das doenças mais prevalentes globalmente. A última edição da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, lançada em 2024 pelo Ministério da Saúde, indica que mais de 55% da população brasileira apresenta algum nível de cárie, destacando a importância de maior informação e atenção à saúde bucal.
Especialistas apontam que o comportamento silencioso é um dos motivos que levam à cárie. A condição dificilmente é detectada, pois a lesão só é notada após o dano já ter ocorrido. A presença de sensibilidade ao contato com alimentos quentes ou frios, dor ou desconforto ao se alimentar ou ao ingerir doces, ou manchas escuras ou esbranquiçadas nos dentes, indicam a necessidade de procurar ajuda.
Leia a reportagem completa no Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles.
LEIA TAMBÉM:
● Autismo e nutrição: o impacto dos transtornos alimentares no desenvolvimento
● O que é morte encefálica? Identificação da causa do falecimento de Millena Brandão
● Mounjaro adulterado e dividido? Variações do medicamento são ilegais
Acompanhe a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e esteja sempre informado sobre as novidades do setor!
Fonte: Metrópoles