Ciro critica Tarcísio, afirmando que ele teria a postura de Bolsonaro

Senador celebra o anúncio de subsídio a exportadores paulistas e declara que “Lula só lacra”.

25/07/2025 3h59

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária.Na ordem do dia, deliberação dos embaixadores sabatinados pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, das Medidas Provisórias nºs 1.214 e 1.218, de 2024, e dos demais itens constantes da pauta publicada pela Secretaria-Geral da Mesa. Obs.: continuação da sessão iniciada em 14/08/2024.Em pronunciamento, à bancada, senador Ciro Nogueira (PP-PI).Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou, na quinta-feira (24.jul.2025), que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), teria a mesma estatura de Jair Bolsonaro (PL).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em publicação na rede social X, Ciro Nogueira, ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro, criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e afirmou que “um dia teremos um presidente com a estatura” de Bolsonaro ou Tarcísio.

O senador também enviou a mensagem, reproduzindo um vídeo do governador que anuncia uma linha de crédito subsidiada para os exportadores paulistas.

LEIA TAMBÉM:

A linha de crédito visa auxiliar produtores afetados pela imposição, por Donald Trump (Partido Republicano), de tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A taxa está prevista para começar a vigorar em 1º de agosto.

“Enquanto Lula só lacra e só pensa em como tirar proveito eleitoral da crise com os EUA, Tarcísio prova que seu compromisso é com a seriedade e com a solução”, afirmou Ciro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O estado de São Paulo concentrou o maior volume de exportações do Brasil para os Estados Unidos em 2024, atingindo US$ 13,6 bilhões, que representaram 33,6% de todas as vendas brasileiras para o país norte-americano naquele ano.

Após as críticas, Tarcísio alterou sua estratégia de reação às medidas impostas por Trump.

Assim que o presidente dos EUA divulgou, em seu perfil na Truth Social, a carta destinada a Lula anunciando a alíquota de 50% para o Brasil em 9 de julho, Tarcísio responsabilizou o governo federal pela medida.

Publicou-se uma nota na época afirmando que o governo Lula não compreendia que ideologia e aritmética não se combinam.

Em seguida, suavizou o tom e declarou ser imprescindível unir “esforços” para “resolver a questão”.

Desde então, tem se reunido com representantes norte-americanos e empresários paulistas e, entre as ações mais recentes, está a linha de crédito para os exportadores.

Tarcísio é frequentemente citado como possível substituto de Bolsonaro na disputa pela vaga da direita para concorrer à Presidência em 2026 contra Lula, que deve tentar a reeleição. Bolsonaro está inelegível, conforme decisão de 2023 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.