Citi projeta “enchentes” de frango e desvalorização de preços no Brasil

A instituição afirma que a interrupção das exportações elevará a oferta no mercado interno, podendo até ocasionar a diminuição do preço da carne bovina.

19/05/2025 14h23

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O primeiro caso de gripe aviária detectado em uma granja comercial no Brasil deve gerar um alívio financeiro para o consumidor brasileiro. A principal consequência, segundo o Citi em relatório aos clientes, é uma queda de preços no curto prazo, começando pelo frango e se estendendo até a carne bovina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a redução das exportações brasileiras de frango, a oferta no mercado interno deverá crescer consideravelmente. O Citi aponta que, nos primeiros quatro meses de 2025, o Brasil exportou 1,7 milhão de toneladas de frango, sendo que a China absorveu quase 200 mil toneladas.

Apesar de grandes empresas do setor terem potencial para alterar a produção ou expandir os estoques, espera-se que as lojas do Brasil recebam um aumento no fornecimento de proteína.

LEIA TAMBÉM:

Com o frango mais acessível, o Citi antecipa uma mudança: a transferência de consumidores para as proteínas. Dessa forma, a carne bovina, principalmente os cortes mais baratos, deve ser afetada. O banco projeta menor demanda por esses cortes bovinos – o que também pode diminuir o preço do gado temporariamente e no curto prazo.

O mercado futuro já começa a demonstrar essa reação. Os contratos de boi gordo para maio e outubro já registraram queda, quebrando a casa dos R$ 300 e R$ 330 por arroba, respectivamente. Os contratos, aponta o Citi, operam no menor preço desde o início de março.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com base nessa projeção, os especialistas da instituição financeira americana apontam que o futuro depende de dois elementos fundamentais.

A prioridade número um e mais relevante é a velocidade na reinício das exportações. “Se a interrupção nas exportações se estender por 60 dias – como aconteceu no caso de Newcastle –, a retomada da normalização do mercado poderá ocorrer rapidamente”, afirma o relatório.

Outro aspecto relevante é a estratégia dos produtores de aves frente à redução das margens. Caso essa situação persistente se mantenha, pode-se observar uma diminuição na produção futura, o que poderá exercer pressão ascendente sobre os preços de ovos e frango no médio prazo.

Influenza aviária: o que é, quais os sintomas e como é realizado o tratamento

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.