Clair Obscur é resultado do descontentamento de um desenvolvedor da Ubisoft
Clair Obscur era visto pela Ubisoft como um jogo sem interesse do público.

Um dos jogos mais elogiados de 2025 até o momento, Clair Obscur: Expedition 33 surgiu porque um desenvolvedor da Ubisoft estava entediado com seu trabalho. Guillaume Broche, que trabalhava na empresa em 2020, começou a sonhar com a ideia de fazer um RPG inspirado em títulos que marcaram sua infância, como Final Fantasy.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Broche afirmou em uma entrevista à BBC que não conseguiria viabilizar o projeto na grande desenvolvedora francesa, pois um jogo de mundo semiaberto com batalhas por turno não atendia ao desejo dos jogadores. Contudo, os resultados mostraram o oposto, com o jogo já vendendo mais de um milhão de cópias desde o lançamento.
O autor de Clair Obscur afirmou que o título começou a ganhar relevância com o uso de plataformas como o Reddit e fóruns para identificar talentos interessados em desenvolver a aventura. Dentre os que responderam, está a atriz Jennifer Svedberg-Yen, que aceitou gravar uma gravação de voz e foi posteriormente contratada para o projeto como roteirista.
LEIA TAMBÉM:
● Shuhei Yoshida afirmou que jogos a US$ 80 eram inevitáveis
● Adaptação de Cyberpunk 2077 no Switch 2 não apresentou grandes desafios, porém, o estúdio precisou considerar o jogo como portátil
● Jogo Dark Souls disponível para Xbox com descontos de até 50%
Clair Obscur combinou experientes com iniciantes.
Após avançar um pouco no projeto do RPG, Broche decidiu deixar o emprego na Ubisoft para se dedicar a ele integralmente. Com financiamento da Kepler Interactive, ele formou uma equipe central de cerca de 30 pessoas, que inclui tanto profissionais iniciantes quanto Jennifer, além de veteranos da indústria.
Ademais, os créditos de Clair Obscur indicam que inúmeros estúdios externos participaram do projeto, o que aumentou significativamente o número de colaboradores envolvidos. O autor do jogo declara ter alcançado o sucesso através de uma combinação de sorte e a COVID-19 – que impulsionou indivíduos em quarentena a buscarem formas de manifestar sua criatividade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o broche revelou que auxiliou significativamente o fato de ter conseguido reunir uma equipe que compartilhava com ele muitas referências e desejos. “De alguma forma, isso funcionou, o que ainda não faz muito sentido para mim depois desses anos”, brincou. Com o sucesso alcançado pelo jogo, seus criadores já estão começando a trabalhar com a possibilidade de lançar diversos DLCs para ele em um futuro próximo.
Jogadores dedicaram pouco tempo em Clair Obscur: Expedition 33, apesar do interesse gerado.
Fonte: Adrenaline