Clubes lançam manifesto e cobram alteração nas eleições da CBF

Clubes que representam as principais equipes de futebol do país solicitam mudança no peso dos votos.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Libra e a LFU, que representam os principais clubes do país, divulgaram na segunda-feira (19.mai.2025) um manifesto com reivindicações à CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Uma das exigências é a alteração do processo eleitoral da entidade, incluindo a modificação do cálculo do peso dos votos na eleição da direção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A CBF promoveu eleições extraordinárias para o dia 25 de maio, em razão do afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da confederação. Uma única chapa, liderada por Samir Xaud, da Federação Roraimense de Futebol, deve ser confirmada como a próxima presidente da entidade.

Rodrigues foi afastado da presidência da CBF na quinta-feira (15.mai) por determinação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em razão de questionamentos sobre a autenticidade de uma assinatura de um acordo que o mantinha no cargo. O dirigente afastado anunciou nesta segunda-feira (19.mai) que não irá recorrer, desistindo de retomar o cargo. Interino, Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da confederação, já havia convocado as eleições extraordinárias.

LEIA TAMBÉM!

Alguns clubes tentaram lançar uma candidatura alternativa a Samir Xaud, sem sucesso. Isso questiona o critério atual de escolha do comando da CBF. Para concorrer, um candidato precisa do apoio de pelo menos 8 federações e 5 clubes. Na votação, o colégio eleitoral conta com 27 federações estaduais (cada voto tem peso 3), 20 clubes da Série A (cada voto tem peso 2) e 20 clubes da Série B (cada voto tem peso 1).

As entidades acreditam possuir influência negligenciada em relação às associações estaduais. As duas ligas que representam os clubes contam atualmente com a seguinte composição:

Segue a íntegra da nota divulgada nesta segunda-feira (19.mai) pelas duas ligas de clubes:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os clubes se posicionaram em prol de um novo futebol no Brasil.

O futuro do futebol brasileiro não pode ser comprometido por nós. Os clubes brasileiros estão unidos, mobilizados e cientes de que este momento, de mais uma eleição contestada para a escolha da próxima liderança frente à Confederação Brasileira de Futebol, exige ações e medidas objetivas de transformação, transparência e modernização do nosso futebol. Por isso, os Clubes exigem que a CBF avance com prioridade e urgência nos seguintes pontos:

Sem clube não existe futebol.

Fonte: Poder 360

Sair da versão mobile