CNC aponta recorde histórico de inadimplência em setembro de 2025
Confederação aponta que, em Setembro de 2025, 30,5% das famílias brasileiras apresentaram contas em atraso, recorde histórico desde 2010.

Famílias Brasileiras
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apresentou dados que indicam uma piora na situação financeira das famílias brasileiras. Em setembro de 2025, a porcentagem de famílias com contas em atraso, caracterizando a inadimplência, atingiu 30,5%, representando o maior índice da série histórica iniciada em 2010.
O cenário de dificuldades financeiras é reforçado pelo aumento contínuo do endividamento. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da CNC revelou que a proporção de famílias com dívidas a vencer subiu para 79,2% em setembro de 2025.
Os dados mostram que as famílias estão destinando uma parcela significativa de seus ganhos para quitar as dívidas. Em setembro, 18,8% dos consumidores tinham mais da metade de seus rendimentos comprometidos com o pagamento de dívidas.
Leia também:

Produção de veículos sobe 5,8% em setembro de 2024, aponta Anfabra

CNI critica MP sobre IOF e avalia prejuízos à indústria e consumo

Inflação oficial dispara 0,48% em setembro: habitação lidera alta
Diante da manutenção das altas taxas de juros, a CNC projeta que o quadro de endividamento e inadimplência deve se agravar. A estimativa é que o ano de 2025 termine com um aumento de 3,3 pontos percentuais no endividamento e de 1,7 ponto percentual na inadimplência em relação aos níveis registrados no final de 2024.
Com informações de Julia Fermino
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)