CNH do Brasil: Novo Aplicativo Simplifica Obtenção e Renovação da Carteira

Governo lança app que simplifica obtenção da CNH! Inovação facilita processo de emissão e renovação do documento. Curso online e gratuito disponível.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Governo Lança Novo Aplicativo para Simplificar a Obtenção da CNH

O governo federal lançou nesta terça-feira (9) um novo aplicativo que simplifica o processo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A iniciativa, denominada CNH do Brasil, é uma atualização da Carteira Digital de Trânsito e busca modernizar o sistema de emissão e renovação do documento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novas Regras e Flexibilização do Processo

A medida visa democratizar o acesso à formação para motoristas, oferecendo um curso teórico totalmente online e gratuito. Além disso, prevê a renovação automática e gratuita para aqueles classificados como “bons condutores”. A cerimônia de lançamento contou com a presença do ministro dos Transportes e representantes do Ministério dos Transportes.

Mudanças Importantes no Processo

Uma das principais alterações é a redução da exigência de horas de aulas práticas. Agora, o candidato deverá cumprir apenas duas horas de aulas práticas, em vez das atuais 20 horas. Após esse período, o indivíduo poderá decidir se necessita de mais preparação.

LEIA TAMBÉM!

Opções de Preparação e Renovação

Os futuros condutores terão a liberdade de escolher entre autoescolas tradicionais, instrutores credenciados pelos Detrans ou optar por uma preparação personalizada. A utilização de um carro próprio será permitida para as aulas práticas. A renovação da CNH será automatizada para motoristas considerados “bons condutores”, eliminando a necessidade de comprovar as horas de aula.

Requisitos Finais e Processo de Renovação

Apesar da flexibilização, o candidato ainda deverá realizar as provas teórica e prática, além de cumprir outras etapas obrigatórias, como a coleta biométrica e o exame médico, que devem ser realizados presencialmente no Detran. Os instrutores autônomos serão autorizados e fiscalizados pelos órgãos estaduais, seguindo critérios padronizados nacionalmente, e a identificação e o controle serão integrados à Carteira Digital de Trânsito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sair da versão mobile