CNH: Proposta Busca Reduzir Custos de Obtenção
Uma nova proposta visa diminuir em até 80% o valor da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) iniciará a análise da proposta a partir de 2 de novembro, após o término do período de consulta pública sobre o assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que a iniciativa obteve a maior participação popular em uma consulta pública desde o início da pandemia. Ele realizou um encontro nesta quinta-feira (30) na sede da Câmara dos Deputados para discutir a proposta com líderes partidários e tentar minimizar as resistências.
Apesar do diálogo, parte da oposição mantém a defesa da criação de uma comissão especial para a discussão do tema. O deputado Coronel Meira expressou sua discordância, argumentando que “a CNH não deve ser barateada irresponsavelmente”, e enfatizando a importância da “educação, que só é feita com as autoescolas“.
LEIA TAMBÉM!
O texto em discussão mantém as provas teórica e prática como requisitos indispensáveis para a obtenção da CNH. No entanto, o candidato terá a opção de escolher entre autoescolas ou instrutores autônomos para o processo de aprendizado.
O ministro Renan Filho espera aprovar a resolução ainda neste ano. Ele aponta que cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação devido ao custo elevado, que atualmente varia em média R$ 5 mil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
