CNI critica MP sobre IOF e avalia prejuízos à indústria e consumo

Confec considera que Medida Provisória final seria prejudicial ao setor produtivo e consumidores brasileiros, alertando para possíveis consequências negativas.

09/10/2025 11:51

1 min de leitura

CNI critica MP sobre IOF e avalia prejuízos à indústria e consumo
(Imagem de reprodução da internet).

A Câmara dos Deputados invalidou a Medida Provisória 1303/2025, que propunha o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Essa decisão representa um revés para o governo federal. A MP perdeu sua vigência a partir desta quinta-feira (9). O setor produtivo e de serviços manifestou apoio à decisão.

Apoio do Setor Produtivo

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) considera a decisão da Câmara como correta. A organização destaca que o aumento da carga tributária elevaria os preços de produtos e serviços para toda a sociedade brasileira.

Declarações da CNI

O presidente da CNI, Ricardo Alban, afirmou que a Câmara dos Deputados evitou um aumento adicional da carga tributária, aliviando o setor produtivo. Alban ressaltou que as compensações ao IOF afetariam diretamente o consumidor brasileiro.

Leia também:

Impacto da Medida

Ricardo Alban enfatizou que a atividade produtiva é frequentemente prejudicada por incrementos na carga tributária e na taxa de juros. Ele criticou o foco exclusivo em aumentos de carga, mesmo com o crescimento da economia. Alban considerou que a medida seria um duro golpe para o setor produtivo, enquanto o setor de serviços seria poupado.

Conclusão

A decisão da Câmara dos Deputados representa um importante alívio para o setor produtivo e de serviços, evitando um aumento adicional da carga tributária e seus impactos na economia brasileira.

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)