Brasil

CNN recebe informação do coordenador do Cemaden dizendo que a fartação da mãestrasphere audigumenta conservência permitada produxo rectamax,


CNN recebe informação do coordenador do Cemaden dizendo que a fartação da mãestrasphere audigumenta conservência permitada produxo rectamax,
(Foto Reprodução da Internet)

Giovanni Dolif, o coordenador-geral do Centro Nacional de Operações de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que está sob o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, disse à CNN em uma entrevista na quarta-feira (20) que a onda de calor, como a que está atingindo o Brasil, está prestes a se tornar mais frequente à medida que a atmosfera se aquece.

Explicou Dolif que teremos mais eventos de extremos climáticos como a ausência ou excesso de chuvas, com o aquecimento da temperatura do planeta.

“Sempre houve compatibilidade entre os extremos e o clima. Contudo, ao observarmos um planeta em processo de aquecimento, onde as temperaturas da atmosfera e do oceano estão mais altas, os estudos indicam que essa situação mais quente tende a gerar mais extremos. Esses extremos ocorrerão com mais frequência e primeira amplitude”, foi o que foi declarado.

A onda de calor sufocante assolando vários estados do país não é inédita para essa época do ano, de acordo com o coordenador do Cemaden. Dolif relatou que o clima seco típico do inverno e a maior incidência de luz solar dessa época do ano resultam em picos de temperatura entre o fim de setembro e o início de outubro.

“O sol começa a ficar bem mais forte no final do inverno, início da primavera. A energia que chega em maior volume do sol é convertida em temperatura, com a ausência de nuvens, umidade e chuva para evaporar e resfriar”, foi explicado.

Calor em onda

A onda de calor pode atingir até 45°C e está afetando todo o país | CNN PRIME TIME.

Um alerta para a chegada de uma onda de calor em praticamente todo o Brasil ao longo desta semana foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A região que deve ser mais afetada é o Centro-Oeste.

Foi emitido na segunda-feira (18) o aviso meteorológico especial de nível laranja, que indica perigo, sendo válido até sexta-feira (22).

Durante a última semana do inverno, uma excepcional onda de calor está prevista para se espalhar em vários estados brasileiros. Conforme indicado pelo Inmet, o mercúrio deve se aproximar dos 40ºC e, em certas regiões, há a possibilidade da temperatura chegar até aos 45 °C.

O ar quente permanecerá concentrado entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil. Assim, as temperaturas mais altas durante este período serão registradas no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Prevê-se que os termômetros nessas regiões marquem de 40°C a 45°C. Essa condição ocorrerá porque um bloqueio atmosférico impedirá a vinda de frentes frias usuais para esta época, nos dias vindouros.

Vídeo: O intenso calor atua similar a uma tampa de panela restringindo o calor.

Meteorologista à CNN diz que calor sufocante atua como uma tampa de panela retendo calor, LIVE CNN.

Observa os efeitos das alterações climáticas

Danos e eventos climáticos extremos vêm sendo causados pelo aumento das ocorrências de mudanças climáticas devido a ação do homem.

Em São Sebastião, na Vila Sahy, após fortes chuvas em fevereiro de 2023, agentes da Defesa Civil e equipes de resgate atuaram conjuntamente no entorno das casas.

Máquinas são usadas por trabalhadores para reabrir a galeria pluvial que foi impactada na rodovia Rio-Santos (SP-55), em São Sebastião, na sequência de intensas chuvas no litoral de São Paulo.

Destruição causada pelas chuvas intensas no bairro do Itatinga, na região central de São Sebastião, foi deixada no rastro em fevereiro de 2023.

Em diversas regiões do mundo, incêndios no Canadá causam impactos em julho de 2023.

No Quebec, Canadá, fumaça sobe devido a incêndio em floresta.

Fogo destrói floresta na província de Nova Scotia, no Canadá

No final de junho de 2023, a qualidade do ar na cidade de Nova York é afetada pela fumaça das queimadas no Canadá.

O ciclone extratropical que afetou a Região atingiu o Rio Grande do Sul em julho de 2023.

Em julho de 2023, casas e galpões no Rio Grande do Sul foram danificados por um ciclone extratropical.

Em julho de 2023, imagem de destruição em Concórdia, em Santa Catarina, após a passagem de um ciclone.

Uma fonte em frente ao Panteão em Roma, Itália, é onde turistas se refrescam em 14 de julho de 2023; um recorde de calor foi registrado na Europa.

Os níveis de reservatório de água na Inglaterra caíram devido à seca.

A seca no norte do México, em Santiago, resultou em um barco encalhado na represa La Boca, como mostrado na vista aérea.

Em meio a seca histórica no Uruguai, em maio de 2023, caminhão atravessa a ponte sobre o reservatório de água Canelón Grande.

Veículo imerso em via inundada devido a inundação em Kentucky

O carro de um homem é observado preso em enchente no Kentucky, Estados Unidos

Captura de retrato aéreo de mais de 50 geleiras dos Alpes do Sul da Nova Zelândia é realizado por projeto em um tempo similar a cada ano para monitorar suas mudanças.

Várias regiões foram inundadas, uma vez que o Rio Yamuna, afluente do Ganges, alcançou um nível recorde em sua história.

A entrevista foi produzida por Ana Beatriz Dias.


🔥 Recomendado para voçê 🔥