CNPq implementa portal unificado para importações científicas

Sistema centralizado otimiza processos burocráticos e possibilita a importação de equipamentos por pesquisadores de forma digital.

15/05/2025 17h25

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
Os sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência federal de fomento à pesquisa, estãoa fora do ar. A indisponibilidade da plataforma compromete o acesso a currículos de cientistas e outras operações ligadas à pesquisa. Sérgio Lima/Poder360 29.072021

O CNPq implementou, na última terça-feira (13.mai.2025), o Portal Único de Comércio Exterior (Novo Siscomex). A integração possibilita que pesquisadores e instituições científicas realizem importações de equipamentos e materiais para pesquisa por meio de um sistema centralizado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A incorporação do CNPq no Portal Único representa uma transformação no processo de importação de produtos destinados à pesquisa científica. As importações sujeitas à anuência prévia serão registradas por meio da DUIMP (Declaração Única de Importação).

Formulário de cadastro

LEIA TAMBÉM:

O sistema inovador otimiza processos burocráticos de importação de bens científicos. A DUIMP atua como documento eletrônico que engloba todas as informações exigidas para o desembaraço de importações, substituindo os sistemas anteriores de Declaração de Importação e Declaração Simplificada de Importação.

A alteração beneficiará cientistas, pesquisadores, instituições científicas, tecnológicas e de inovação, organizações sem fins lucrativos que promovem a pesquisa e empresas que realizam projetos de desenvolvimento, contanto que estejam credenciadas pelo CNPq.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A implementação abrangerá todas as operações de importação realizadas pelo CNPq e pelas entidades credenciadas pela instituição em todo o território nacional.

Com a nova sistemática, o pedido de cota de importação será realizado através do registro de licenças, permissões, certificados e demais documentos no Portal Único SISCOMEX. As licenças emitidas terão validade até 31 de dezembro do ano corrente.

O Novo Portal é uma transformação de paradigma na importação de produtos para a pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Brasil. A mudança representa uma modernização que trará agilidade para a importação, afirma a coordenadora de Credenciamento à Importação e Incentivo Fiscal, Valeska Medeiros da Silva.

Em 2025, ambos os sistemas – o atual e o Novo Portal – poderão ser utilizados ao mesmo tempo. A partir de 2026, o sistema antigo será desativado progressivamente, com o uso exclusivo do Portal Único.

Com o novo sistema, não haverá necessidade de prorrogações e emissão de licenças substitutivas.

As licenças podem abranger diversos bens e produtos, sendo desembaraçados em diferentes DUIMPs ao longo do ano.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.