Colapinto promoverá duelo entre Brasil e Argentina após 24 anos

Piloto argentino confirmado como substituto de Doohan na Alpine nesta quarta-feira (7).

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Franco Colapinto retorna a ser o representante da Argentina na Fórmula 1, substituindo Jack Doohan na Alpine, após sua experiência na Williams em 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O retorno de Franco Colapinto também representa o retorno do Brasil e do país vizinho na categoria, algo que não ocorria há 24 anos. Gabriel Bortoleto, da Sauber, é o atual representante brasileiro na Fórmula 1.

A última vez que pilotos dos dois países sul-americanos estiveram na categoria foi no GP de San Marino de 2001. Na ocasião, o argentino Gastão Mazzacane pilotava para a Prost Acer. Rubens Barrichello, da Ferrari, Luciano Burti, da Jaguar, Enrique Bernoldi, da Arrows, e Tarso Marques, da Minardi, representavam o Brasil.

LEIA TAMBÉM!

Ricardo Zonta e Pedro Paulo Diniz também competiram contra o argentino, porém na temporada de 2000.

Após a etapa de San Marino, Mazzacane foi demitido e substituído por Burti.

Outros casos de Argentina e Brasil

Antes de Mazzacane e Colapinto, outros três argentinos que se destacaram na Fórmula 1 dividiram o grid com brasileiros: Juan Manuel Fangio, José-Froilan González e Carlos Reutemann.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fangio, segundo maior campeão mundial da categoria com cinco títulos, competiu na Fórmula 1 nas décadas de 1950 e enfrentou o rival brasileiro Fritz d’Orey, além de Gino Bianco e Chico Landi. González, que atuou na mesma época que o pentacampeão, também se confrontou com Bianco, Landi e d’Orey.

Reuttermann é o piloto argentino com o maior número de Grandes Prêmios disputados. Entre 1972 e 1982, ele competiu contra Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Wilson Fittipaldi, Raul Boesel, Chico Serra, Alex Ribeiro, Ingo Hoffmann e Luiz Bueno em 146 corridas.

Fonte: CNN Brasil

Sair da versão mobile