Coletivo Terragrita – 17 ODS chega a Canoas (RS) em busca de um futuro mais justo, inclusivo e sustentável

Exposição demonstra trabalhos de artesãos, estudantes, indivíduos com deficiência e inclui a apresentação de um vídeo narrativo e de um livro.

29/07/2025 17h50

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Em Canoas (RS), a partir desta quarta-feira (30), inaugura a Mostra Coletivo Terragrita – 17 ODS. Com acesso gratuito, a exposição aborda as mudanças climáticas e a importância de um desenvolvimento sustentável. A visitação ocorrerá até 30 de agosto, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, na Casa das Artes Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6270). Sábados, das 14h às 18h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A curadoria é de Jeanice Dias Ramos e Sabrina Stephanou. A apresentação assume o formato de uma atuação colaborativa e é fruto das produções das oficinas de artesanato, conduzidas pelos artistas Rafael Nascimento e Paulo Corrêa. As aulas foram direcionadas a artesãos, pessoas com deficiência, da Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef), público em geral, e estudantes jovens da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio de Janeiro, de Porto Alegre (RS).

As oficinas utilizaram como ponto de diálogo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As ações buscam assegurar um futuro mais justo, inclusivo e sustentável até o ano de 2030.

LEIA TAMBÉM:

Em 25 de agosto, às 10h, na Casa das Artes Villa Mimosa, ocorrerá uma confraternização, em conjunto com o lançamento do vídeo narrativo e do livro de bolso sobre o fazer artístico das oficinas de artesanato. No dia, o público terá a oportunidade de fazer uma visita guiada pelos artistas que ministraram as oficinas e pelos participantes, que apresentarão as criações.

A Casa das Artes Villa Mimosa é um espaço cultural com acessibilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto Coletivo Terragrita – 17 ODS é contemplado pelo Edital SEDAC n. 29/2024 PNAB RS – Culturas Populares.

Rafael Nascimento

Rafael Nascimento é gestor cultural e artesão metalúrgico, especialista em fundição artística. Homem negro, associado em coletivos de empresários da economia criativa que atuam com as temáticas de referência afro-brasileira no Sul do Brasil. Trabalha há 15 anos profissionalmente com a execução de obras de arte públicas, a organização de exposições de artes visuais e o desenvolvimento de oficinas de economia criativa em Porto Alegre (RS). É fundador do coletivo de arte negra Afrorafa, em Viamão (RS) e integra o coletivo Terragrita.

Serviço

Coletivo Terragrita apresenta a iniciativa “17 ODS”.

De 30 de julho a 30 de agosto de 2025

Visitação: de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados, das 14h às 18h.

Local: Casa das Artes Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6270 – Canoas/RS)

Acesso sem custo.

Lançamento do Vídeo Narrativo e do Livro de Bolso Coletivo Terragrita – 17 ODS

25 de agosto de 2025

10h

Local: Casa das Artes Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6270 – Canoas/RS)

Acesso sem custo.

Fonte por: Brasil de Fato

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.