Colômbia inova com sistema de pagamento como Pix; EBANX integra empresas
EBANX impulsiona sistema em larga escala, facilitando integração com empresas internacionais e expandindo o alcance global.

Colômbia Lança Sistema de Pagamentos Instantâneos, o Bre-B
A Colômbia introduziu oficialmente nesta segunda-feira, 6, o Bre-B, seu sistema de pagamentos instantâneos, inspirado no Pix brasileiro. A iniciativa já alcançou mais de 30 milhões de colombianos, representando aproximadamente 76% da população adulta que se cadastrou antes do início das operações.
Desenvolvido em parceria entre o Ebanx e a banktech MOVii, o Bre-B permite que os usuários realizem pagamentos e transferências a qualquer momento, sete dias por semana, com depósitos imediatos. O Banco da República da Colômbia iniciou os testes do modelo em 23 de setembro.
Como Funciona o Bre-B
O sistema permite pagamentos entre pessoas físicas e jurídicas para fins comerciais, utilizando chaves ou QR codes. Cada usuário pode registrar múltiplas chaves – CPF, e-mail, número de celular ou identificador alfanumérico – vinculadas à sua conta ou depósito eletrônico.
Leia também:

Mergulhadoras encontram tesouro valioso com moedas de R$ 5 milhões na Flórida

Lula e Trump prometem encontro pessoal em breve após conversa por vídeo

Israel deporta ativista Greta Thunberg e outros 171 da flotilha para Gaza
Parceria e Impacto
Segundo Eduardo de Abreu, VP de Produto do Ebanx, o Bre-B tem potencial para transformar a economia digital da Colômbia. “O Bre-B tem um potencial enorme para transformar a economia digital da Colômbia, assim como o Pix transformou a do Brasil”, disse Abreu.
Hernando Rubio, CEO da MOVii, complementou, afirmando que o modelo pode incluir mais cidadãos nos sistemas de pagamento e compras online. “Muitas dessas pessoas tinham que sacar dinheiro em caixas eletrônicos para fazer compras porque eram tradicionalmente excluídas do sistema financeiro. Agora elas têm uma opção de pagamento que permite que façam compras online, paguem por serviços e tenham acesso à economia digital de maneiras que não eram possíveis antes”, disse Hernando Rubio, CEO da MOVii.
Infraestrutura e Funcionamento
A Ebanx detalhou que o sistema opera com uma infraestrutura interoperável, conectando serviços existentes, como Transfiya e EntreCuentas, a novas soluções como Credibanco e Visionamos. O Diretório Centralizado (DICE) gerencia os usuários, enquanto o Mecanismo Operacional de Liquidação (MOL) garante a movimentação instantânea dos fundos entre instituições financeiras.
Abreu explicou que o Banco da República da Colômbia priorizou a padronização e a universalidade entre os sistemas, resolvendo isso através do Diretório Centralizado (DICE) e do Mecanismo Operacional de Liquidação (MOL), eliminando riscos e atrasos na movimentação de fundos.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)