Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Fora da Faria
  3. Com Trump, a direita substitui o livre mercado pelo “me livre do mercado”

Com Trump, a direita substitui o livre mercado pelo “me livre do mercado”

A intervenção do governo republicano está levando os democratas a reconsiderar posições tradicionais – e deve gerar mudanças também no Brasil.

Por: Redação ZéNewsAi

19/05/2025 19:49

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A discussão central desta semana apresenta uma abordagem distinta: a transição do trumpismo em relação ao envolvimento do Estado na economia. Não se concentra diretamente na produção, mas sim em como a política está redefinindo a visão da economia liberal. Está ocorrendo. Acontecerá aqui?

A premissa fundamental do liberalismo reside na livre iniciativa, na qual o mercado estabeleceria suas próprias normas, a concorrência definiria os valores e o sistema se ajustaria até alcançar o equilíbrio. As empresas remunerariam os trabalhadores e o consumo garantiria o funcionamento do ciclo. Existia uma aversão à intervenção estatal e à sua atuação como administrador. Menos Estado, maior prosperidade. Isso se aplicaria a uma cidade, um país, um continente e ao globo inteiro.

Tudo parecia seguir conforme o planejado — até a produção começar. A China, aquele país comunista que resolveu que a cor do gato não importa, iniciou a produção. Criou um ambiente interno de crescimento, elevou a renda média dos trabalhadores e transformou-se em um mercado consumidor atraente, não apenas pela escala demográfica. Investiu em formação, pesquisa, tecnologia e na geração de mão de obra. Construiu uma base sólida de classe média e permitiu que as grandes fortunas prosperassem. O foco foi claro: antes da desigualdade, é preciso resolver a pobreza. O resultado? Evoluiu de uma economia agrícola para se tornar uma potência industrial com capacidade de competir em preço e qualidade, alterando o mercado global sob o comando do Estado.

Leia também:

O Brasil desconhece o Brasil

O Brasil desconhece o Brasil

A indústria busca alternativas para a redução do consumo de bebidas no Brasil

A indústria busca alternativas para a redução do consumo de bebidas no Brasil

Trump Alerta sobre Intervenção EUA e Crise no Irã Ameaça Reação Contundente

Trump Alerta sobre Intervenção EUA e Crise no Irã Ameaça Reação Contundente

Os Estados Unidos ficaram satisfeitos com a proposta. Iniciaram compras na China e, posteriormente, transferiram sua produção para lá. Tudo seguia conforme o planejado: o mercado se autorregula. Contudo, isso não se sustentava. O restante da história, acompanhamos pelas notícias. O cerne da questão: essa dinâmica desestabiliza a lógica liberal mais tradicional, inclusive no Partido Republicano.

Sob a liderança de Trump, o governo dos Estados Unidos adotou uma postura mais assertiva na economia global, implementando tarifas elevadíssimas e sinalizando que o mercado, por si só, não se autorregula. Isso gerou uma série de contra-ataques, testando a capacidade de negociação e utilizando o poder para salvaguardar a economia nacional. Entretanto, o livre mercado foi deixado de lado.

Há algumas semanas, no Wall Street Journal, a jornalista Molly Ball publicou um texto interessante sobre como as ações de Trump estão moldando o pensamento republicano. Ela menciona a ascensão da American Compass, organização conservadora que propõe um novo papel para o Estado: garantir prosperidade às famílias de todas as faixas de renda. A Compass desafia o chamado “reaganismo zumbi”, doutrina baseada em cortes de impostos e governo mínimo. Tem sido atacada por grupos como a Americans for Tax Reform e a Americans for Prosperity, mas sua influência cresce.

O artigo menciona ainda o senador Rand Paul, que buscou persuadir seus colegas republicanos a apoiar um projeto de lei solicitando a anulação das tarifas implementadas por Trump. Alcançou o apoio de duas pessoas, enquanto 49 se manifestaram contra.

Essa mudança nos republicanos tem levado os democratas a repensar posições históricas. Gera uma crise contínua de identidade política. O debate ainda não chegou com força ao Brasil, mas tende a se estabelecer. E, quando isso ocorrer, poderá abalar fundamentos das visões atualmente predominantes.

Fonte: Carta Capital

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
direitaintervenção estatalliberalismoTrump
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Operação Subida Alerta: Trânsito Intenso na Serra da Cantareira em Retorno de Férias!

02/01/2026 14:23 | 1 min de leitura

● Ethan Hawke: A Versatilidade Surpreendente que Conquistou o Cinema Mundial!

02/01/2026 15:00 | 2 min de leitura

● Previsões Astrológicas Revelam Oportunidades Financeiras Lucrativas em 2026!

02/01/2026 15:08 | 1 min de leitura

● Crianças em Alerta Vermelho: Evacuação Urgente em Zonas de Confronto!

02/01/2026 15:20 | 1 min de leitura

● Bolsonaro Recebe Autorização Histórica para Visitas Familiares em Detenção!

02/01/2026 15:31 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!