Comece os cuidados de rejuvenescimento da pele

O cuidado com a pele é essencial para preservar sua saúde, vitalidade e beleza ao longo do tempo. A partir dos 25 anos, os processos naturais de regeneração e manutenção começam a desacelerar gradualmente.

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A preocupação com a pele é fundamental para preservar sua saúde, vitalidade e aparência ao longo do tempo. A partir dos 25 anos, os processos naturais de regeneração e manutenção diminuem gradualmente. estabelecer uma rotina de cuidados representa uma maneira eficaz de proteger e fortalecer a pele a longo prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de as primeiras linhas e rugas surgirem em torno dos 30 anos, já existe um impacto fisiológico que pode ser intensificado pela poluição, pelo aumento da radiação solar e outros fatores. Assim, as células sofrem alterações e os efeitos do envelhecimento se manifestam mais cedo, especialmente em indivíduos que não possuem cuidados preventivos adequados, conforme explica a Dra. Lilian Brasileiro, médica especialista em Dermatologia e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Assim, nesse contexto, alguns ativos devem ser utilizados a partir desta fase da vida. É fundamental que nessa época o skincare já compreenda ativos que garantam poder antioxidante e clareador. Mas não são só os cremes que os pacientes dessa faixa etária devem investir: buscar o auxílio do médico é uma forma eficaz de manter a saúde e beleza da pele por mais tempo. Em consultório, podem-se tratar cicatrizes de acne, manchas, melhorar o brilho e a textura da pele, além de iniciar com cuidados injetáveis de hidratação e bioestímulo de colágeno.

LEIA TAMBÉM!

Diminuir os sinais de envelhecimento precoce

A médica Lilian Brasileiro, com pacientes na faixa dos 20 e 30 anos, observa que a pele inicia gradualmente a perda de colágeno e, fisiologicamente, ocorre o primeiro processo de envelhecimento, marcado pelo declínio da produção natural de antioxidantes.

O primeiro passo, para diminuir os sinais do envelhecimento precoce é o uso diário de protetor solar. A exposição ao sol contribui significativamente para o processo de envelhecimento da pele. É necessário utilizar um protetor solar com FPS 50 ou superior e hidratar diariamente com ativos antioxidantes como vitamina C estabilizada, vitamina E, extrato de chá verde e ácido ferúlico.

Procedimentos para seguir em consultório.

Segundo a dermatologista, existem procedimentos sem dor que podem ser realizados em clínicas para aprimorar a qualidade da pele, como o HydraFacial e a Endermologie no protocolo Luminance Paris LA, que valoriza a beleza natural, proporcionando maior luminosidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O HydraFacial utiliza a tecnologia exclusiva Vórtex-Fusion, que realiza limpeza profunda e infunde ativos de tratamento na pele. Trata-se de um processo em três etapas, concluído em 30 minutos: limpeza e peeling, extração e hidratação, infusão de ativos e proteção com antioxidantes, proporcionando 58% de renovação epidérmica, 41% de espessamento na derme papilar, 102% de aumento nos fibroblastos e aumento de 52% na capacidade antioxidante. É um tratamento de consultório, mais potente, afirma a Dra. Lilian Brasileiro.

A Endermologie também oferece benefícios à pele. “A Endermologie é uma tecnologia completamente natural e não invasiva que conta com um sistema avançado que combina massagem mecânica, sucção e rolagem para estimular a atividade celular da pele e outros tecidos subjacentes. Dessa forma, o procedimento é capaz de melhorar o fluxo linfático e a microcirculação, eliminar toxinas e estimular a síntese de colágeno e elastina”, explica a médica.

Ativos com idade de 30 anos.

É evidente que, com o tempo, o tratamento deve ser aprimorado, com ativos mais direcionados a cada faixa etária. Por exemplo, aos 30 anos, o metabolismo do corpo inicia a desaceleração e isso impacta a bioenergia das células da pele e seu processo de renovação, conforme a médica.

o retinol e os retinoides podem ser utilizados nessa faixa etária. Adicionalmente, é possível indicar procedimentos como skinboosters para otimizar a hidratação da pele, toxina botulínica em tratamento preventivo para evitar o surgimento de rugas e tecnologias e bioestimuladores injetáveis para promover a produção de colágeno.

Tratamento da flacidez da pele

A dermatologista afirma que nenhum produto pode tratar a flacidez da pele. Para aumentar a firmeza, é necessário estimular o colágeno e agir em nível mais profundo, como no ultrassom microfocado, que “gruda” as camadas da pele e a torna mais firme. Nenhum creme possui essa capacidade.

Com o tempo, outros tratamentos podem ser indicados, como os lasers de ação profunda ou a radiofrequência microagulhada Morpheus 8. “É fundamental consultar um médico, que prescreverá uma rotina de cuidados e tratamentos com os ingredientes específicos conforme o que sua pele precisa. De qualquer forma, no cuidado diário com a pele, o protetor solar é insubstituível”, finaliza a Dra. Lilian Brasileiro.

Pedro Del Claro

Fonte: Carta Capital

Sair da versão mobile