Aprovada com votação restrita, a medida do presidente norte-americano deve ser encaminhada ao plenário nesta semana.
A Comissão de Orçamento da Câmara dos Estados Unidos aprovou, no domingo (18.mai.2025), o pacote de cortes proposto pelo presidente Donald Trump (Republicano), denominado Beautiful Bill (Belíssimo projeto de lei, em tradução livre). A aprovação ocorreu em uma votação noturna, com 17 votos a favor e 16 contrários.
O projeto visa prolongar, de forma duradoura, as reduções do imposto de renda implementadas em 2017, durante o primeiro mandato de Trump. O texto também propõe diminuições temporárias das alíquotas sobre gorjetas, horas extras e juros de financiamentos de veículos. O pacote fiscal prevê, ainda, significativos incrementos nos gastos com defesa e segurança nas fronteiras.
Críticas ao projeto, inclusive por membros republicanos e do comitê para um Orçamento federal responsável, indicam um aumento de aproximadamente US$ 3,3 trilhões na dívida pública dos EUA na próxima década, o que suscita preocupações sobre a viabilidade fiscal das propostas.
O governo Trump tentou aprovar o projeto na Comissão de Orçamento da Câmara pela primeira vez na sexta-feira (16.mai), mas cinco republicanos votaram contra o chamado “Beautiful Bill”. Dentre eles, o texano Chip Roy, que alegou que a medida de Trump “não cumpre” o que os republicanos afirmaram que a proposta cumpriria “no que diz respeito aos déficits”. No mesmo dia, Trump fez um apelo aos colegas de partido: “Parem de falar e ajam ”.
Fonte: Poder 360
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!