Comissão Europeia cria nova categoria de veículos elétricos para enfrentar China

Comissão Europeia cria nova categoria de veículos elétricos compactos para impulsionar indústria e conter domínio chinês. Iniciativa será anunciada em dezembro

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(Imagem de reprodução da internet).

Comissão Europeia Visa Nova Categoria de Veículos Elétricos

A Comissão Europeia planeja anunciar, em dezembro, a criação de uma nova categoria de veículos elétricos compactos e de menor custo. A iniciativa visa impulsionar a produção industrial na Europa e responder ao crescente domínio de fabricantes chineses no mercado automotivo.

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A informação foi revelada nesta terça-feira, 4, pelo comissário europeu para a Indústria, Stéphane Séjourné, durante o Dia da Indústria Automotiva, em Paris.

Segundo a Reuters, a proposta busca diminuir os custos de produção e simplificar as exigências técnicas para as montadoras que desenvolvem modelos de menor porte. A ideia é estabelecer um novo marco regulatório que permita o lançamento de veículos elétricos com preços entre 15 mil e 20 mil euros, considerando que as normas atuais impactam significativamente o valor final dos automóveis.

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O comissário Séjourné detalhou que a proposta será formalmente apresentada pela Comissão Europeia em 10 de dezembro. A medida representa uma tentativa de reaquecer o mercado europeu de veículos, que enfrenta desafios de crescimento, e de conter a expansão das montadoras chinesas, que têm investido em modelos elétricos de baixo custo.

A nova classificação criará uma categoria intermediária entre os quadriciclos leves e os automóveis convencionais, facilitando o desenvolvimento de veículos elétricos menores, com menos exigências de segurança e tecnologia em comparação com os modelos de grande porte.

A expectativa é que a iniciativa reduza os custos de produção e torne os veículos urbanos mais acessíveis aos consumidores europeus.

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O tema tem sido objeto de discussões entre fabricantes e reguladores nos últimos meses. A montadora Renault, que produz o Kangoo ZE e outros modelos compactos, defende ajustes nas normas para fortalecer a competitividade da indústria local. O CEO do Grupo Renault, François Provost, sugeriu que a União Europeia mantenha as regulamentações automotivas congeladas por 10 a 15 anos, buscando estabilidade para o setor e incentivando o desenvolvimento de carros pequenos, com até 4,2 metros de comprimento.

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