Comissão Europeia suspende tarifas de resposta contra EUA
A decisão prolonga em seis meses a aplicação de dois pacotes de medidas compensatórias às taxas impostas por Trump sobre produtos europeus.

A Comissão Europeia decidiu suspender por 6 meses os dois pacotes de contramedidas em resposta às tarifas impostas pelos Estados Unidos. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (4.ago.2025) pelo porta-voz do Órgão Executivo da UE (União Europeia), Olof Gill, durante conversa com jornalistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele afirmou que “a Comissão adotará as medidas necessárias para suspender por seis meses as medidas restritivas da UE contra os Estados Unidos, que teriam de entrar em vigor em 7 de agosto”. Acrescentou que o bloco “segue trabalhando com os EUA para concluir uma declaração conjunta, conforme definido em 27 de julho”.
As contrapartidas da UE abrangiam respostas às tarifas dos Estados Unidos sobre aço e alumínio, além de ações contra os impostos impostos pelo governo de Donald Trump (Partido Republicano) sobre produtos industriais e de automóveis. As informações são da Reuters.
LEIA TAMBÉM:
● Museu Tailandês remove obras de minorias devido à pressão da China
● Trump questiona números oficiais sobre o mercado de trabalho
● Motta afirma que a anistia desvia a atenção de outras questões prioritárias do Brasil
O acordo comercial entre a UE e os EUA levantou questões não solucionadas, como as tarifas sobre bebidas alcoólicas. Na semana passada, o presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), anunciou tarifas de 15% sobre produtos europeus.
O resultado das negociações não foi uma unanimidade entre os países que compõem o bloco. Em 28 de julho, o primeiro-ministro da França, François Bayrou (Movimento Democrático, centro), havia criticado o tratado, alegando “submissão” e classificando-o como “dia sombrio”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As autoridades europeias aguardam desenvolvimentos para definir o futuro de seus acordos comerciais.
Fonte por: Poder 360