Comissão Parlamentar Investigativa do INSS é meramente descritiva, afirma líder do governo

José Guimarães, do PT, declara que busca impedir que a oposição utilize uma investigação para fins políticos.

12/05/2025 0h25

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
Dep. José Guimarães (PT/CE) participa da cerimônia da entrega do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em Brasilia | Sérgio Lima/Poder360 - 10-fev-2025

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirmou ao Poder360 nesta segunda-feira (12.mai.2025) que o governo trabalhará para evitar que a oposição transforme a operação Sem Desconto, que investiga fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em “palanque político”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em sua viagem à China, Guimarães afirmou que a instauração de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS no Congresso neste momento é “factível” e que o foco do governo é esperar que as investigações da Polícia Federal avancem para que tudo seja apurado “às custas de quem doer”.

Guimarães afirmou que, apesar do volume de assinaturas necessário para a criação da CPI mista, a medida não avançará devido a uma estratégia da oposição. “Eles não querem repetir o tiro no pé que foi a CPI do 8 de Janeiro”, declarou. “Não há objeto para instaurar uma CPI agora”.

Leia também:

A posição de Guimarães é também compartilhada pelo presidente da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara, Rui Cordeiro (Podemos-PB). Cordeiro declarou que os aspectos políticos relacionados à investigação serão tratados na comissão, mas que o momento atual é de aguardar as investigações da Polícia Federal.

Investimento bilionário.

Guimarães acompanha a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Pequim, onde espera que o país asiático anuncie investimentos no Brasil na ordem de R$ 40 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As principais ações serão a construção de fábricas de semicondutores e a expansão da rede de restaurantes Mixue no Brasil. A Mixue é a maior rede de fast-food do mundo.

O presidente Lula fará anúncios no encerramento do Fórum China-Brasil, promovido pela ApexBrasil em Pequim, na segunda-feira (12.mai).

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.