Comissão Parlamentar Mista do INSS pode prejudicar a investigação e retardar o pagamento de indenizações, afirma Gleisi
A titular da SRI afirmou que a investigação do Congresso pode prejudicar as ações em andamento.
A secretária-chefe de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, declarou nesta sexta-feira que uma Comissão Parlamentar de Inquérito contra desvios no INSS, proposta em um “ambiente de exploração política”, pode prejudicar as investigações da Polícia Federal.
A ministra ainda adverte que o andamento da apuração do Congresso, conforme planejado, poderá prolongar o ressarcimento das vítimas, uma vez que sua duração [da CPMI] é prevista para seis meses, afetando as ações já em andamento.
São preocupações que precisamos externar para esclarecer a população. Esta gestão já suspendeu os descontos, acabando com o desvio aos aposentados, demonstrou que conduzirá as investigações até as últimas consequências, disse a ministra.
Leia também:
Comissão da Câmara chama Camilo Santana para discutir vagas de Medicina do MST
Moraes determina que Defensoria defenda Eduardo em caso de coação na trama golpista
Sandoval Feitosa alerta sobre situação ‘extremamente perigosa’ no sistema elétrico da Aneel
Para a coordenadora política do governo Lula (PT), a engenharia criminosa contra os aposentados iniciou-se no governo de Jair Bolsonaro (PL), e a prioridade do governo atual, além de punir os responsáveis, é resarcir as pessoas lesadas e aprofundar as investigações até as origens desses crimes.
A CPMI do INSS foi considerada inevitável no governo Lula, pois a ministra Gleisi se reuniu com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e recebeu a informação de que seria impossível impedir a investigação. Isso levou integrantes do Planalto a mudarem a estratégia e defenderem que a CPMI só faz sentido se o escopo da investigação incluir o governo de Jair Bolsonaro.
Isso se deve, sobretudo, ao fato de que, conforme apurações da Controladoria-Geral da União e da Polícia Federal, os contratos fraudulentos no INSS iniciaram-se em 2019, período da gestão do ex-capitão.
Fonte: Carta Capital
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)