Substâncias artificiais adoçadas são frequentemente utilizadas por pessoas que buscam emagrecer ou controlar o consumo de açúcar. Contudo, pesquisas recentes indicam que a substituição do açúcar por substâncias como a sucralose pode, na verdade, promover o aumento de peso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A razão reside no efeito dos adoçantes sobre o apetite. Ao contrário do açúcar, que ativa receptores associados à saciedade e ao prazer alimentar, os adoçantes artificiais não fornecem energia ao organismo. O cérebro, ao identificar o sabor doce, aguarda uma carga calórica que não se concretiza. Isso pode levar a um desequilíbrio metabólico e intensificar a sensação de fome.
A sucralose, em particular, tem sido objeto de estudos que relacionam seu consumo ao aumento da fome, sobretudo por alimentos com alto teor de carboidratos e gorduras. Isso leva a uma maior ingestão calórica diária e, por consequência, ao ganho de peso.
Adicionalmente, existem evidências de que o uso contínuo de adoçantes pode influenciar a microbiota intestinal, promovendo alterações no metabolismo e no acúmulo de gordura.
LEIA TAMBÉM!
A utilização excessiva de adoçantes pode comprometer a dieta. A moderação e o equilíbrio são importantes para uma alimentação saudável.
Fonte: Metrópoles
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE