Como evitar a intoxicação alimentar

Atenção na hora de preparar e consumir alimentos é essencial para prevenir doenças.

01/05/2025 13h55

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A intoxicação alimentar é uma condição resultante do consumo de alimentos ou bebidas contaminados por microrganismos nocivos, como bactérias, vírus, parasitas ou toxinas. A contaminação pode ocorrer durante o preparo, armazenamento ou manuseio dos alimentos. As causas mais comuns incluem má conservação dos alimentos, consumo de carnes mal cozidas, frutos do mar crus, ovos crus, vegetais mal lavados e produtos vencidos.

Os sintomas geralmente aparecem algumas horas após a ingestão e podem variar de leves a severos, abrangendo enjoo, vômito, dor abdominal, diarreia, febre e desconforto geral. Em casos mais graves, particularmente em crianças, idosos e indivíduos com sistema imunológico comprometido, pode ocorrer desidratação e requerer intervenção médica.

Confira como evitar a intoxicação alimentar no Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles.

Acompanhe a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e esteja sempre informado sobre as novidades do setor!

LEIA TAMBÉM:

Fonte: Metrópoles

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.