Companhias aéreas intensificam voos e trajetórias para Belém em preparação para a COP30
Gol e Latam expandem suas operações domésticas e internacionais com voos para a capital do Pará, em função da demanda impulsionada pela conferência da ONU sobre mudanças climáticas.

As companhias aéreas elevam o número de voos e trajetos para Belém, visando atender à demanda da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gol e Latam disponibilizarão voos para Belém a partir de junho e novembro, com partidas de novas cidades.
A partir de 15 de junho, a Gol oferecerá voos diretos entre Miami, nos Estados Unidos, e Belém. A expectativa é triplicar os voos com destino à sede da COP30. Inicialmente, haverá dois voos semanais, às quintas e domingos.
LEIA TAMBÉM:
● Usiminas atinge resultados superiores ao projetado no segundo trimestre, contudo, a empresa emite cautela em relação às tarifas
● Weg busca alterar seus canais de exportação para o país com riscos de tarifas impostas pelos EUA
● Azul obtém autorização do tribunal americano para investimento de 1,6 bilhão de dólares
A empresa informará em breve sobre novas adições de voos e rotas com destino a Belém.
Em 2024, o Pará atraiu 32 mil turistas estrangeiros e o Aeroporto Internacional de Belém alcançou um volume histórico de 4,1 milhões de passageiros, conforme dados do Ministério do Turismo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na mesma época, cerca de 5% das operações de voo ocorreram no terminal, representando um aumento de 58% no movimento de passageiros internacionais, devido à adição de novos destinos.
Em novembro, durante a COP30, a Latam incrementa a frequência de voos nas rotas Guarulhos-Belém, elevando-os de 28 para 31 voos semanais, e Fortaleza-Belém, com adição de 7 para 12 voos semanais.
As viagens entre Manaus e Belém, bem como as de Macapá e Belém, mantêm a oferta de dois voos e três voos semanais, respectivamente.
A Latam operará duas rotas com frequência especial durante o mês de novembro. Haverá três voos semanais entre Bogotá e Belém, nas segundas, quartas e sábados. Além disso, serão dois voos semanais entre Rio de Janeiro e Belém, nas quintas e domingos.
As duas rotas serão operadas em aviões Airbus A320, com capacidade para até 174 passageiros.
Além da Latam e Gol, as companhias aéreas Azul, a portuguesa TAP e a surinamense Surinam Airways operam voos no Aeroporto Internacional de Belém. A Azul, por sua vez, se prepara para a COP30 e divulgará o planejamento operacional oportunamente.
A TAP e a Surinam Airways não responderam aos repetidos contatos até o fechamento da matéria. A posição permanece em aberto.
Infraestrutura aeroportuária
O aeroporto da capital paraense está passando por transformações para acomodar um volume maior de voos e rotas. A Norte da Amazônia Airports (NOA), responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de Belém, anuncia investimentos de R$ 450 milhões em obras de infraestrutura e modernização do espaço.
As áreas de embarque e desembarque foram ampliadas de 1.593 m² para os atuais 4.303 m². A expansão ocorreu através da criação de dois novos mezaninos no saguão principal.
Na área operacional, a quantidade de vagas para estacionamento de aeronaves será aumentada com a construção de um novo pátio, e as cabeceiras 20 e 24 receberão a instalação de PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação Preciso).
Outras melhorias incluem a recuperação dos pisos do pátio, das taxiways e da pista de pouso e decolagem (PPD), a atualização e automação do iluminação noturna, a renovação da sinalização horizontal, além da modernização do ALS (Sistemas de Luzes de Aproximação) na cabeceira 06.
Brasil pode assumir posição de liderança na transição para um mercado de baixo carbono.
Fonte: CNN Brasil